21/8/2017
 Inicia o Curso de Extensão de ensino da Física por meio das TDIC
por Thanize Borges

Na tarde do último sábado, 19, no Laboratório de Informática de Educação a Distância (EAD), iniciaram as aulas do Curso de Extensão “Ensino de Física por meio dos exames Enem e Pisa: contribuições para a Educação Científico-Tecnológica via Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)”. O curso tem como objetivo desenvolver práticas pedagógicas e conhecimentos educacionais para o ensino de Física, a partir de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

“A iniciativa é buscar aproximar a Universidade, mais especificamente às questões relacionadas ao Ensino de Física, e ao Ensino de Ciências, da formação de professores, tanto da inicial, com os licenciandos, como da formação continuada com professores que atuam na rede básica, em torno de uma temática que é central hoje para a educação brasileira, que são esses exames”, afirmou o professor Wagner Duarte José, do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), e também coordenador do Curso de Extensão.

O minicurso terá uma carga horária de 40 horas, e será organizado em atividades presenciais que ocorrerão aos sábados, no período da tarde, das 13h20 às 17h30, além de atividades não presenciais no ambiente virtual Moodle. Os próximos encontros ocorrerão nos dias 2 e 23 de setembro e 7 de outubro.

Para Anderson Barreto, aluno do 5º semestre de Física e participante do curso, a iniciativa é muito importante para se trabalhar o próprio ensino da Física. “Muitas vezes entramos no curso, passamos a maior parte do tempo estudando e esquecemos que ele é de licenciatura. Sendo assim, temos que aprimorar nossas práticas de ensinar a Física e transmitir esse conhecimento. Estamos com muita expectativa para o minicurso, para que possamos sair daqui e ter boas práticas de ensino.  Não só saber a Física, mas saber transmitir o conhecimento adquirido”, afirmou o estudante.