22/8/2017
 Alunos de Comunicação promovem “Jornalismo Em Debate”
por Thanize Borges

No último final de semana, dos dias 18 a 20 de agosto, aconteceu, no campus de Vitória da Conquista, o encontro “Jornalismo Em Debate”, que reuniu estudantes do curso de Comunicação e profissionais da área, com o objetivo de refletirem sobre a importância das inovações na atividade jornalística, além de fazerem uma abordagem sobre o Jornalismo em Base de Dados.

O evento foi organizado pelos alunos do sétimo semestre do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, da Uesb, e a programação contou com uma palestra de abertura, na sexta-feira, 18, com a participação da professora do curso de Jornalismo da Instituição e diretora das revistas Mais Saúde e Decorarc, Cibele Barbosa Costa, e com a presença do jornalista e gerente de projetos da Escola de Dados, Juan Torres, que também ministrou a oficina “Jornalismo em Base de Dados”, nos dias 19 e 20. Na palestra, ele enfatizou as inovações no Jornalismo mundo afora, trazendo um pouco para a nossa realidade. “Uma das tendências de inovação da área é o Jornalismo em Base de dados. É sempre muito bom voltar pra academia e vê os jovens cada vez mais envolvidos com a tecnologia no fazer jornalístico”, destacou o palestrante.

A coordenadora do “Projeto Jornalismo em Debate”, professora Carmem Carvalho, ressaltou a importância da promoção de oficinas como esta, uma forma de estreitar o debate em torno da área e uma oportunidade de troca de experiências entre os profissionais e estudantes. “Essa é a segunda vez que acontece a oficina Jornalismo em Debate. A primeira ocorreu em 2015 e agora ampliamos o diálogo. Além de Jornalismo em Base de Dados, estamos discutindo inovação de modo geral. A proposta é que possamos fazer a conexão para saber quais as novidades do mercado. Discutimos muito em sala de aula e agora queremos ouvir os profissionais que estão no mercado. O objetivo é justamente a troca de experiências e saberes, estar correlacionando à Universidade, mercado, profissionais e os estudantes. Essa integração só traz aprofundamento do conhecimento”, ressaltou a professora.

A aluna do sétimo semestre de Jornalismo e participante do evento, Maria Carla Rodrigues, destacou a curiosidade em conhecer mais sobre Jornalismo em Base de dados. “Para mim é uma novidade. Tem a ver com tecnologia, que é algo muito presente na área jornalística. É uma necessidade me integrar a essa ferramenta que já tomou conta da área jornalística. O evento é importante também para estarmos nos reciclando, para melhor executar a função”, enfatizou Rodrigues.