29/8/2017
 Estudantes e professores participam da Campus Party Bahia
por Emanuela Lisboa

A Uesb, por meio dos cursos de Ciência da Computação (Vitória da Conquista) e de Sistemas de Informação (Jequié), participou da Campus Party Bahia, realizada entre os dias 9 e 13 de agosto, no estádio Arena Fonte Nova, em Salvador. A Campus Party é um evento tecnológico internacional promovido em vários países. No Brasil, está na 10ª edição e, na Bahia, foi realizado pela primeira vez. A proposta é reunir jovens interessados no assunto em um festival com temas sobre Inovação, Ciências, Empreendedorismo, Criatividade e Entretenimento.

A Universidade, em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secti), enviou cerca de 80 estudantes e 10 professores. A Uesb providenciou dois ônibus, um de cada campus, e a Secretaria distribuiu cerca de 70 vouchers (espécie de título/bilhete) que davam direito à participação na Campus Party. Os discentes participaram do “Campeonato Brasileiro de Drones” e do "Hackthon desafios Bahia". Nessa última competição, que envolveu cerca de 150 jovens, reunidos em equipes, durante 33 horas, a equipe de Vitória da Conquista ficou em segundo lugar. Tendo como problema a mobilidade urbana, o objetivo era desenvolver soluções inovadoras que transformassem a realidade das pessoas. Além dessas atividades, houve realização de visitas virtuais à Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern) e à Agência Espacial Americana (Nasa), e participação em debates sobre Biotecnologia, Robótica, vants (veículos autônomos não tripulados), jogos de computadores, entre outros.

“A Universidade é um agente importantíssimo no desenvolvimento científico e tecnológico. A participação dos estudantes abre os horizontes para alguns dos temas mais relevantes da ciência e da tecnologia. Foi uma experiência importantíssima para a formação do estudante, que tem acesso ao que há de mais relevante na pesquisa e no desenvolvimento em sua área e em áreas afins”, ressaltou o professor de Ciência da Computação, Hélio Santos.

De acordo com o coordenador do curso de Sistemas de Informação, Robson Maniçoba, os discentes tiverem a oportunidade de participar de palestras em áreas correlatas ao curso e que não são trabalhadas no decorrer da graduação. “Além disso, houve a oportunidade de contato com pessoas de outras instituições de ensino do país e profissionais da área com carreiras bem sucedidas, exemplos que marcam como referências a serem seguidas”, destacou.

Pedro Vinícius Novais Ribeiro, estudante do décimo semestre de Computação, falou sobre sua participação no evento: “A campus Party na Bahia foi, sem dúvidas, a maior experiência que já tive ligada à Tecnologia da Informação e poder participar desse evento foi muito gratificante, principalmente pelas experiências trocadas através de workshops e palestras com estudantes e professores de todo o Brasil, que vem compartilhar um pouco do seu conhecimento e mostrar as mais novas tendências para a área de Computação”. Para ele, além de ter acesso à informações diretamente da fonte, foi possível conhecer novos projetos, proporcionando um ânimo maior dentro da sua área de atuação. “Com toda certeza saímos do evento com uma bagagem muito mais rica e novas ideias a serem implantadas aqui mesmo na nossa Universidade. Agradeço imensamente à Uesb e aos professores engajados que proporcionaram aos alunos esse tipo de imersão fundamental na vida acadêmica de qualquer estudante”, concluiu Ribeiro.

Raphael Christian dos Santos Oliveira, do quinto semestre, participou também da Campus Future, evento que integra a Campus Party. “Tive oportunidade de conhecer outras áreas da tecnologia e aprender mais de algumas que já conheço”, relatou. Oliveira, junto com os colegas de curso, Dalton Sant’Ana e Jacson Souza, apresentou seu projeto, um drone de baixo custo para mapeamento e monitoramento aéreo, desenvolvido em parceria com os professores Roque Trindade, do curso de Computação, e Edivaldo Oliveira, do curso de Geografia. “Conheci o pessoal do Mirante Lab, eles trabalham com drones, e me esclareceram algumas dúvidas e me deram um grande apoio em relação ao projeto que apresentamos na Campus Future”, completou. Ainda segundo o discente, foi uma oportunidade de poder mostrar o projeto para um público grande, além da satisfação em conhecer pessoas que deram boas sugestões e que mostraram interesse em colaborar.

A estudante Ana Paula Santos da Silva, do sétimo semestre de Sistemas de Informação, também salientou a possibilidade de conhecer pessoas de diferentes lugares, proporcionando a troca de experiências e o aprendizado. "Não só sobre a parte acadêmica, mas também o mercado de trabalho (o que esperar, como se preparar), mostrando um pouco da realidade atual”, avaliou.

Fotos: cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação