assessoria de
  comunicação

29/8/2017
 Curso em Biosseguranša Laboratorial acontece em Conquista
por Gisele Almeida


Oferecer aos servidores efetivos que trabalham nos Laboratórios da Uesb a possibilidade de prevenção dos riscos à saúde existentes nesses ambientes, essa é a ideia do curso de capacitação em Biossegurança Laboratorial, que iniciou suas atividades na manhã desta terça-feira, 29, no módulo de Pós-Graduação de Agronomia, campus de Vitória da Conquista.  

A proposta partiu da Coordenação de Capacitação da Uesb, setor vinculado à Assessoria de Gestão de Pessoas (AGP), e contou com o apoio da Enfermeira do Trabalho e servidora do campus de Itapetinga, Fernanda Trocoli, profissional responsável por ministrar as aulas.

O termo Biossegurança quer dizer “segurança da vida”, ou seja, envolve todas as condições e cuidados necessários para a proteção da saúde e da integridade física do indivíduo que atua nos Laboratórios, sejam os clínicos ou de pesquisa.

Para Fernanda, a importância em promover uma atividade de formação como essa está na chance de habilitar os servidores a exercerem suas atividades com mais segurança, não só em relação à consciência sobre os seus direitos no ambiente de trabalho, mas também sobre a responsabilidade que cada um possui na garantia da sua própria integridade física. “Hoje, os funcionários estão expostos aos riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos. Então, esse curso é para orientá-los a como agir nesse sentido”, explica a enfermeira.

Dentre os conteúdos que serão tratados no curso, estão: o histórico de Biossegurança e como se deu o seu surgimento; os tipos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de Proteção Coletiva (EPCs), que devem ser utilizados dentro dos Laboratórios; as formas de armazenamento, descarte e transporte dos resíduos químicos, sem prejudicar o Meio Ambiente e a saúde humana; entre outros.  

A coordenadora de Capacitação, Aline Andrade, falou sobre o principal motivo que levou a Universidade a investir, pela primeira vez, em um curso de Biossegurança Laboratorial. Segundo ela, a necessidade de oferecer essa atividade de formação foi identificada há muito tempo e, desde então, vem ocorrendo uma grande procura por parte dos servidores. “Então, agora, nós conseguimos uma pessoa capacitada, que já atua na área de Segurança do Trabalho e que se disponibilizou a ministrar esse curso, e achamos bastante oportuno oferecê-lo no campus de Vitória da Conquista”, completa.

A fim de completar uma carga horária total de 20 horas, a atividade se estenderá até amanhã, 30, das 8 às 12 horas, no turno matutino, e das 14 às 18 horas, no vespertino.

 

 

 



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão