30/8/2017
 Começa 10ª Semana de Computação da UESB
por Emanuela Lisboa

Teve início, na manhã desta quarta, 30, no Teatro Glauber Rocha, campus de Vitória da Conquista, a 10ª Semana de Computação da Uesb (SeComp), promovida pelo curso de Ciência da Computação, com a temática “Cidades Inteligentes”. Na Semana, que acontecerá até o dia 1º de setembro, serão discutidos assuntos e novidades da área, com a participação de estudantes da graduação e áreas afins, de cursos técnicos de Informática, professores, profissionais e demais interessados.

Cidades inteligentes é um tema amplo e abrange várias questões, como explica o professor Gidevaldo Novais, um dos coordenadores da SeComp: “É um tema bastante atual, na verdade, atualíssimo em termos de desenvolvimento de tecnologias e inovação, e é uma abordagem em termos de desenvolvimento interdisciplinar, multidisciplinar, transdisciplinar. Vale todos esses conceitos juntos porque aborda tecnologia, governança, saúde, sustentabilidade, qualidade de vida, mobilidade urbana, todos esses aspectos e mais alguns outros. Tudo isso que envolve pessoas e o aspecto da urbanização com utilização de tecnologias, que facilitem a gestão desses recursos urbanos, fazem parte do conceito de cidades inteligentes”.

Novais explicou ainda que não é possível tratar de todos esses aspectos durante os três dias da Semana, citando alguns assuntos a serem trabalhados. “A gente aborda aqui os aspectos relacionados à computação e engenharia, o aspecto da utilização da robótica doméstica, a utilização de veículos autônomos não tripulados, internet das coisas e a utilização de recursos tecnológicos para todas as coisas que utilizamos, a utilização de software para a renderização de imagens, novas abordagens para bancos de dados, e algumas outras situações”, informou.

O professor Cláudio Rodolfo Oliveira, do Instituto Federal da Bahia (Ifba), proferiu a palestra de abertura e falou sobre a sua proposta de discussão. “A gente vai falar, dentro de cidades inteligentes, do subtema casas inteligentes, que seria o uso de automação residencial com inteligência artificial para fornecer um ambiente sensível ao contexto que se adeque mais às necessidades dos usuários, que nesses casos seriam os moradores”, destacou. O docente, que é egresso do curso de Ciência da Computação da Universidade, também expressou suas expectativas em relação aos ouvintes. “Espero que eles gostem da palestra e que traga conhecimento para eles poderem estar trabalhando com coisas relacionadas. Aqui envolve muitas áreas desde eletrônica até programação semântica alto nível, então eles vão ver várias coisas que talvez não conheçam e que poderão dar arcabouço para eles estarem desenvolvendo projetos, trabalhos de conclusão de curso, etc.”, ressaltou Oliveira.

Responsável pelo minicurso “Modelagem 3D utilizando Blender: por onde eu começo?”, a discente do curso de Computação da Uesb, Laira das Almas Silva, informou sobre algumas aplicabilidades do programa. “A gente vai introduzir os alunos à ferramenta de desenvolvimento 3D do Blender, que é open source, software livre, e uma ferramenta grátis. Tudo o que você fizer você pode usar, monetizar, e é uma ferramenta feita pra fins mais acadêmicos. Uma ideia simples pra criar modelagem 3D para animação, jogos ou só para a modelagem mesmo. A ideia principal é que ela seja grátis, aberta ao público e completa", argumentou a estudante.

Além de palestras, minicursos, mesa-redonda, apresentação de trabalhos, faz parte da Secomp a “Maratona de Programação”, competição que envolve estudantes na resolução de problemas utilizando linguagem de programação, em um menor tempo possível. “Os alunos gostam bastante de participar porque é uma competição que envolve a utilização do conhecimento e do pensamento computacional na resolução de problemas da área de Computação”, relatou o professor Gidevaldo Novais.

Para saber mais detalhes sobre a 10ª SeComp, clique aqui ou entre em contato com o Colegiado de Ciência da Computação pelo telefone (77) 3424-8665.