31/8/2017
 Ciclo de palestras e seminários sobre teatro em Jequié
por Carlos Santos

Acontece desde 22 de agosto e vai até 21 de novembro de 2017, no campus da Uesb em Jequié, o 9º Ciclo de Palestras e Seminários: o teatro encenando a vida. Realizado pelos discentes da graduação em Letras, Turma de Teoria da Literatura 5, sob a orientação da professora Maria Afonsina Matos, o ciclo, este ano, traz temas, como o teatro grego, a comédia antiga, o teatro romano, o drama inglês, o teatro brasileiro, a comédia nova, além, de abordagens sobre figuras históricas do teatro como Medeia, Édipo e a Megera Domada.

A professora Maria Afonsina explica que este trabalho objetiva levar aos alunos a conhecer a história do drama e discutir seus personagens. Já no encerramento do ciclo de palestras e seminários, haverá a apresentação de uma peça de teatro encenada pelos discentes de Letras. “Vamos apresentar aqui discussões sobre teatro desde as primeiras manifestações da Grécia até o drama brasileiro e contemporâneo. O importante nesta atividade é dar espaço de voz aos alunos. São eles que preparam e apresentam tudo”, ressalta a professora.

Nessa quarta, 30, foi a vez da apresentação do seminário intitulado Medeia e as Troianas de Eurípedes, ministrado pelas graduandas de Letras Candice Santos e Tássis Meira. Por meio de slides as equipes apresentam, discutem e respondem perguntas dos colegas, tudo baseado em pesquisa bibliográfica específica sobre gêneros do teatro.

“Acho muito bom e legal trabalhar essas temáticas assim, até porque vamos trabalhar isso também com nossos futuros alunos. Precisamos criar o hábito de trabalhar os assuntos de forma variada. Por isso, considero o Ciclo um processo interesse de aprendizagem em sala de aula”, salientou a discente Iane Pereira Santos.

Ao todo serão realizadas 23 apresentações entre seminários e palestras. No encerramento, dia 21 de novembro, haverá a encenação da peça teatral “A megera domada”, do poeta, dramaturgo e ator inglês William Shakespeare.