1/9/2017
 Mostra exibe produção cinematográfica de países árabes
por Emanuela Lisboa

Por meio de uma parceria entre o Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb e o Zawya Cineclube, será realizada a Mostra "Zawya ocupa Janela: mostra de cinema árabe contemporâneo", no campus de Vitória da Conquista, com curadoria de Euclides Santos Mendes.

O Zawya Cineclube é um espaço de reunião de apreciadores do cinema de língua árabe, fundado em janeiro de 2016, em São Paulo, por estudantes de Árabe da Universidade de São Paulo (USP). Reunindo cinco filmes, produzidos entre 2007 e 2014, a Mostra objetiva traçar um pequeno panorama da produção cinematográfica contemporânea de diferentes países de língua árabe.

As exibições acontecerão às terças-feiras, na sala de projeção Jorge Melquisedeque, localizada no módulo da TV e Rádio Uesb, às 19 horas, com comentários de uma discente e de professores do Curso de Cinema e Audiovisual da Uesb. Na primeira sessão, que acontecerá no dia 5 de setembro, será exibido o filme “O sonho de Wadjda” (2012), dirigido pela cineasta saudita Haifaa al Mansour, e premiado no Festival Internacional de Cinema de Veneza.

Para saber mais informações, entre em contato com o Janela Indiscreta por meio do telefone (77) 3425-9330 ou pelo e-mail janelaindiscretacinevideo@gmail.com. Clique aqui para acessar a programação.

Sinopse
O sonho de Wadjda (2012) foi filmado na Arábia Saudita, país onde as mulheres sofrem diversas restrições. Coproduzido com recursos sauditas e alemães, o filme conta a história de Wadjda (Waad Mohammed), uma menina que sonha em poder andar livremente de bicicleta, apesar de crescer numa sociedade em que as mulheres são cotidianamente oprimidas, inclusive pelas próprias mulheres. Premiado no Festival Internacional de Cinema de Veneza, a obra é uma reflexão sobre a condição feminina a partir do olhar da infância. Saiba mais sobre esse e os demais filmes.