assessoria de
  comunicação

4/9/2017
 Simpósio de Atenção à Saúde atende expectativas
por Carlos Santos


          Aconteceu, entre os dias 1 e 3 de agosto, no campus de Jequié, o “Simpósio de Atenção à Saúde: Aplicação Multidisciplinar da Atividade Física”. Coordenado pela professora da Uesb, Iane de Paiva Novais, e comissão composta por discentes da Licenciatura em Educação Física, o evento reuniu cerca de 270 inscritos. Prestigiaram o Simpósio estudantes-monitores, professores, pesquisadores e profissionais da Saúde dos estados da Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

“Esse evento surgiu de uma proposta de alunos do segundo semestre que hoje estão no terceiro. Teremos palestras, minicursos, diálogos e troca de experiências de conhecimento científico e acadêmico. Isso acontece logo hoje que se comemora o Dia do Profissional da Educação Física. Esperamos que todos participem e gostem da nossa proposta”, disse Iane.

A conferência de abertura foi proferida pelos professores da Uesb Hector Munaro, que abordou as “Contribuições da Educação Física para a Saúde Pública”, e Sergio Yarid, que falou sobre “Ética na Equipe de Saúde Multiprofissional”. O professor Munaro chamou a atenção do público para uma reflexão sobre a inter-relação entre fazer exercícios físicos, prevenção de doenças, sedentarismo, problemas cardiovasculares e vida saudável. Já o professor Yarid fez um passeio conceitual no campo filosófico e profissional, explicando as diferenças das seguintes terminologias: ética, moral, conduta, postura, comportamento, certo, errado, aceito e não aceito. Tudo dentro da vida em sociedade.

As quatro mesas-redondas discutiram os temas “Médico e profissional de Educação Física”, “Mudança no estilo de vida”, “Uso racional de medicamentos” e “Mudança no estilo de vida: da alimentação à saúde mental”.  O campus ficou agitado com 12 espaços ocupados para os minicursos “Nutrição Esportiva: do emagrecimento à hipertrofia”, “Atenção Básica à Saúde”, “Envelhecimento e doença de Alzheimer”, “Primeiros socorros”, entre outros.

O Simpósio de Atenção à Saúde atendeu às expectativas de todos e correspondeu ao termo “Simpósio”, que é um evento de caráter científico para que especialistas de elevado grau de qualificação técnica e projeção possam discutir um tema específico, e suas diversas variações, com demais participantes. “Alcançamos nosso propósito que foi unir os cursos da área de Saúde – Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia – visando a aplicação multidisciplinar da atividade física”, comemorou a representante dos discentes, Anne Conceição de Santana.

      O estudante do 6º semestre de Educação Física da Universidade Norte do Paraná (Unopar), Marcos Vinícius, se mostrou satisfeito em participar de dois minicursos e elogiou o nível dos ministrantes. “Vou levar meus conhecimentos para a vida prática, principalmente com as crianças que se alimentam mal e os idosos com doença de Alzheimer, ambos precisam de mais cuidados”, exemplificou.

Raina Almeida Cardoso, aluna da graduação em Enfermagem da Uesb, fez um minicurso sobre “Atenção Básica à Saúde”. “Foi muito bom pra mim porque no próximo semestre vou pegar essa matéria. Ajudou batente conhecer o assunto”, disse.

A também estudante de Enfermagem, Larissa Vasconcelos Santos, cursista de “Primeiros Socorros”, disse que gostou e achou bem interessante. “Enriquecedor o evento como um todo, inclusive porque Primeiros Socorros se pratica no dia a dia e poucos sabem dos cuidados necessários”, lembrou a futura enfermeira.    



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão