5/9/2017
 Palestra abordou a Francofonia e suas particularidades
por Caleb Lima

O Laboratório de Línguas Estrangeiras (Caale) realizou nessa terça-feira, 5, no auditório 2, do Módulo de Aulas Professor Antônio Luis Santos (Luisão), campus de Vitória da Conquista, a palestra “A francofonia nos dias atuais: o que é, onde está e a quem se refere”.

A Francofonia é a região linguística descontínua, correspondente à comunidade linguística, envolvendo todas as pessoas que têm em comum a língua francesa, compartilhando de aspectos culturais semelhantes. Fazem parte também os países que possuem o francês como a segunda língua, os quais normalmente não estão em evidência.

A palestra é um desdobramento do curso L´Atelier de Français e teve como principal objetivo, não apenas divulgar o ensino do Francês, mas a cultura francófona, trazendo diversidades de culturas dos países de Língua Francesa. A ideia do evento surgiu como forma de dialogar um pouco mais sobre o tema, como explica a coordenadora do curso, Ana Paula Soares. “Através de uma parceria que eu tenho com a professora convidada, em que ela tem uma formação parecida com a minha, voltada para a Linguística Aplicada, e ao tomar conhecimento de suas pesquisas sobre francofonia, surgiu a ideia de fazer a palestra. Esse foi o primeiro encontro de inúmeros outros que poderão acontecer”, afirma Soares.

A programação contou com a presença da professora Camilla dos Santos Ferreira, da Universidade Federal Fluminense, que trabalhou com um mapa geral da Francofonia da Organização Internacional da Francofonia e das instituições Francófonas dos lugares onde o francês é falado, abordando a linguística e, principalmente, a política linguística. “Toda vez que falamos em Francês, as pessoas logo pensam na França, mas ninguém se recorda dos países africanos onde essa língua é falada. Dados recentes revelam que a maior parte dos falantes franceses não moram na França. Então, a ideia trabalhada aqui, foi dá um panorama amplo para quem quiser depois se aprofundar e estudar sobre o assunto”, ressalta Ferreira.

Participante do curso L´Atelier de Français há 1 ano, o estudante Fernando Sales ressaltou a importância de se compreender novos idiomas. “Considero interessante participar desses eventos, porque mostra como o Francês é abrangente. Eu estudo poesia do século 17 e muitos tratados estão em francês. Então eu tenho essa oportunidade de aprender para complementar meu estudo dentro da Instituição”, finaliza Sales.