12/9/2017
 Auditório lotado no 18º Encontro Uesb de Corais
por Thanize Borges

Na noite dessa última segunda-feira, 11 de setembro, no Teatro Glauber Rocha, campus de Vitória da Conquista, aconteceu o 18º Encontro Uesb de Corais, com o tema “Porque cantar é bom demais!".

Promovido pela Coordenação de Cultura e coordenado pela maestrina Cláudia Cavalcante, este ano o evento reuniu 12 corais da cidade, de diferentes seguimentos: corais infantis, mistos, de igrejas, de escolas e dois da Universidade, o Infantojuvenil (de 3 a 14 anos) e o Coral Uesb (acima de 14 anos), que abriram o evento.

Estimular, desenvolver e aprimorar a prática do canto coral na cidade, através do intercâmbio entre os coros participantes, foram alguns dos objetivos do evento, como nos disse a maestrina Cláudia Cavalcante. “É um mar de experiências que encontramos em um encontro de corais. Um evento desse nos faz deleitar com músicas elaboradas por cada coral e regente, que se preparam com todo carinho durante o ano. É também um momento de vermos o que cada coral está fazendo, ficar a par de novas partituras, arranjos e performances. É muito importante também para difundir a música na cidade e para que haja essa interação entre os coros e os regentes”, afirmou.

Com auditório lotado e bastante participativo, na oportunidade os corais puderam apresentar duas canções de livre escolha. O evento foi finalizado com a apresentação de um 13º coral formado por todos os outros, que juntos cantaram “Aleluia”, de Heldel Tenor. Ao final, cada coro ainda recebeu um troféu pela participação no evento e o seu regente, um certificado.

Participando pela segunda vez do Encontro de Corais, Anderson Ricardo Mendonça Bezerra, do coro de uma instituição religiosa da cidade, falou da emoção em se apresentar no encontro. “Tem sido uma satisfação para nós participar desse evento tão brilhante, trazendo sempre músicas diferentes”, disse.

Já para o participante Wilson Góes, de uma outra denominação religiosa, estar em um evento desses também é uma forma de levar sua mensagem de fé. “Essa é a terceira vez que participamos e sempre que somos convidados estamos aqui buscando levar a nossa mensagem, nossa música e aproveitando a oportunidade para pregar o evangelho”, afirmou.

Vale ressaltar que a Uesb oferece diversas atividades na área musical. Além dos corais Infantojuvenil e o Coral Uesb, que se reúnem semanalmente para ensaios, são também oferecidas aulas de Teoria Musical e Flauta Doce, todas as atividades com inscrições gratuitas e abertas para a comunidade. Para mais informações, entre em contato com a Coordenação de Cultura pelo telefone (77) 3425-9363.