12/9/2017
 Cursos da UESB são destaque no Enade
por Juliana Silva

Os cursos de graduação da Uesb são, novamente, destaques no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Na última semana, o resultado da avaliação de 2016 foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Segundo os dados do Ministério da Educação (MEC), a Universidade está no rol das Instituições de Ensino Superior que são referências no país.

O Exame é dividido por áreas pré-definidas e alguns cursos de graduação passam pela avaliação a cada três anos. Em 2016, na Uesb, foram avaliadas as graduações em Agronomia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Zootecnia.

Neste último Exame, o curso de Enfermagem, no campus de Jequié, recebeu o conceito 5. O desempenho da graduação a coloca entre os 7% das instituições brasileiras que alcançaram a melhor nota na avaliação, do universo de 732 cursos analisados pelo Ministério da Educação.

Já o curso de Medicina, do campus de Vitória da Conquista, com conceito 4, aparece entre os 16 melhores cursos do Brasil, sendo o 4º melhor do Nordeste. Os cursos de Fisioterapia e Farmácia, ambos no campus de Jequié, foram classificados com nota 4 e também figuram na lista dos cursos bem avaliados da região nordestina – Fisioterapia ocupa a 11ª colocação, entre os 109 cursos analisados, e Farmácia está em 8ª dos 64 avaliados.

Para o professor Paulo Roberto Pinto Santos, reitor da Uesb, a avaliação é um indicativo importante da qualidade do ensino que é oferecido na Universidade. “Recebemos o resultado do Enade com uma satisfação muito grande, pois, mais uma vez, o Exame destaca cursos da Instituição que despontam entre os melhores a nível nacional”, ressaltou o reitor. Além disso, segundo o professor, os dados divulgados também sinalizam para a importância de qualificar ainda mais as graduações da Uesb. “Toda avaliação é muito positiva, porque também nos orienta, enquanto gestão, a realizar investimentos em alguns cursos que precisam de mais cuidado, para que possamos galgar êxito e nos manter entre as graduações de excelência no país”, destacou o reitor.

O resultado completo do Enade pode ser conferido aqui