assessoria de
  comunicação

13/9/2017
 Tradicional Caruru de Cosme e Damião será realizado em Jequié
por Wellington Nery


O Órgão de Educação e Relações Étnicas (Odeere), da Uesb, campus de Jequié, realizará no dia 24 de setembro, às 14 horas, na sede do Órgão, na Rua João Rosa s/nº, Pau Ferro, no antigo Colégio Dom Climério de Andrade, o Tradicional Caruru de Cosme e Damião, Erês, Wunjes e Ibejis. O evento faz parte das tradições populares e é realizado todos os anos pelo Órgão. 

A culinária afro-brasileira é muito rica, não apenas em diversidade de pratos, mas também de saberes e símbolos que são identificados a partir da produção e consumo desses alimentos. Sendo assim, durante dois dias anteriores ao evento, o Odeeere também promoverá várias atividades para a produção do caruru, incluindo oficinas de decoração e de culinária, quando será ensinado a preparação de moquecas de peixe, abará, vatapá, omolocum, acarajé e outras iguarias que compõem as tradições da cultura afro-brasileira. 

Ao som dos tambores, palmas e cânticos tradicionais, ser celebrados os festejos do caruru. Conforme os organizadores, crianças da região do Pau Ferro e as pessoas da comunidade são esperadas no evento. 

Participam dos preparativos do tradicional caruru pessoas da comunidade, professores e alunos dos cursos de Extensão e Pós-Graduação do Odeere. Os interessados em colaborar com a atividade podem fazer doações de algum dos ingredientes necessários para a produção do caruru. Além da sede do Odeere, os produtos podem ser entregues na sala do Órgão, no campus de Jequié, que fica localizada no 1º andar do Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) Dalva de Oliveira Santos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da coordenação do Odeere (73) 3526 - 2669 ou pelo endereço eletrônico odeere@uesb.edu.br.

 



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão