15/9/2017
 Conversa com jornalistas destaca vários temas do cenário nacional
por Emanuela Lisboa

Com o objetivo de promover uma aproximação entre estudantes e profissionais, o Colegiado do curso de Comunicação Social da Uesb realizou, na manhã desta sexta, 15, no Salão do Juri, campus de Vitória da Conquista, uma Roda de Conversa com o jornalista e comentarista político Bob Fernandes (no centro - foto 1), que atualmente trabalha na TV Gazeta. O evento foi uma parceria entre o Colegiado do Curso e a Associação Baiana de Imprensa (ABI).

“O nosso objetivo é encurtar essa relação da academia com as entidades de classe, como é o caso da ABI, e também com profissionais de destacado renome no cenário jornalístico nacional. Estamos nesse momento com o Bob, exatamente no sentido de criar essa aproximação, essa troca de experiência, pra que os nossos estudantes possam estar ouvindo desses profissionais, com uma larga carreira no Jornalismo, como é a atividade do jornalista, como se dá essa relação do jornalista com as empresas de comunicação”, destacou o coordenador do Colegiado de Comunicação, professor Rubens Sampaio.

A proposta do encontro foi também debater, além de aspectos do próprio fazer jornalístico, diferentes temas que estão em evidência no país, especialmente nos cenários político e econômico, como explicou Bob Fernandes: “Não é uma palestra, exatamente pra que a gente possa conversar, porque o mais importante nessa hora é a gente conversar sobre as dúvidas que todos temos. Prefiro uma conversa onde todo mundo se sinta à vontade de perguntar e de falar sobre o que está querendo falar. Vou fazer provocações e espero que me provoquem também porque na verdade uma conversa é isso”.

Segundo o jornalista, o bate-papo é ainda uma forma de ele se inteirar sobre o que os participantes do debate pensam sobre determinados assuntos. “Eu tenho também interesse em saber sobre o que as pessoas estão ocupadas e preocupadas, e quando você faz a pergunta você começa a perceber quais são os temas que estão incomodando as pessoas, isso é uma coisa útil para todos nós”, ressaltou.

A dinâmica envolveu perguntas, comentários e opiniões sobre os temas já em discussão e de outros que surgiram no momento. Também participaram da interlocução José Ramos e Ernesto Marques, membros da diretoria executiva da ABI. Segundo Marques, há algum tempo, a ABI tem realizado essas parcerias com os cursos de Comunicação, não somente com os cursos de Jornalismo, no sentido de manter a ponte entre quem está nos bancos da universidade se preparando para enfrentar o mercado e os profissionais que atuam há algum tempo na profissão. “Esse encontro é sempre muito importante pra que a gente não perca o hábito do exercício da reflexão acadêmica. Muitas vezes as pessoas terminam o curso, vão para o mercado e não voltam mais à universidade, a gente quer estimular sempre essa ida e vinda. Nessa troca entre a experiência e a juventude todo mundo sai sempre ganhando, é isso que a gente veio buscar aqui”, argumentou.

A Roda de Conversa ainda teve outro objetivo, integrar os eventos preparatórios para as comemorações dos 20 anos do curso, a serem completados em 2018. “Parece que foi ontem, mas nós já estamos com 20 anos. Estamos numa fase de readequação do nosso curso para atender as determinações do MEC e as expectativas são as melhores, já que o nosso curso é um dos que tem o maior índice de empregabilidade na Bahia. Temos um grande número dos nossos egressos em atuação efetiva em vários veículos de comunicação do Brasil”, comemora o professor Rubens Sampaio.

Para obter mais informações sobre o Curso de Comunicação e suas atividades, entre em contato com o Colegiado pelo telefone (77) 3425-9365.