19/9/2017
 Projeto de Extensão aborda cultura da mandioca na região
por Thanize Borges

O Projeto de Extensão “Difusão de tecnologias para a cultura da mandioca nos municípios de Vitória da Conquista, Cândido Sales e Belo Campo" tem o objetivo de difundir tecnologias simples e de baixo custo que possam aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de vida dos produtores de mandioca da região, reduzindo os impactos ambientais dessa atividade.

Como uma iniciativa de um grupo de pesquisadores do Laboratório de Melhoramento e Produção Vegetal da Uesb, que agrega professores do Departamento de Fitotecnia e Zootecnia, alunos do curso de Agronomia e do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade, o projeto é coordenado pelo professor Anselmo Viana, que também faz parte do Laboratório de Melhoramento e Produção Vegetal.

Vale destacar que desde meados de 1980, a Uesb executa projetos com a cultura da mandioca, tanto no formato de pesquisa, como de extensão. Originalmente, as ações começaram em parceria com a Comissão Pastoral da Terra e a Associação de Produtores de Possidônio, localizada no município de Cândido Sales. De lá pra cá, já foram executadas atividades em conjunto com várias entidades, como: a Comissão Pastoral da Terra; a Fundação Banco do Brasil; a Cooperativa Mista Agropecuária dos Pequenos Produtores Agropecuários do Sudoeste da Bahia (Coopasub); a Associação de Produtores de Lagoa Grande (Distrito de Cândido Sales); e de Lagoa do Canto (Distrito de Belo Campo), dentre outras.

As ações do projeto são voltadas para os produtores de mandioca de Vitória da Conquista e, principalmente, dos municípios de Cândido Sales e Belo Campo. Periodicamente, acontecem reuniões nas comunidades locais e visitas desses agricultores à Uesb, momento em que são abordados os principais problemas da cultura da mandioca, e apresentado aos agricultores os resultados de pesquisas desenvolvidas pela Universidade para melhoramento do plantio, além de ser uma grande oportunidade para troca de informações e ampliação do conhecimento. Em algumas comunidades, também são instaladas áreas de demonstração e/ou experimentos com a cultura da mandioca.

Para obter mais informações sobre o Projeto de Extensão, entre em contato com o Laboratório de Melhoramento e Produção Vegetal no telefone (77) 3425-8727.

Foto: Projeto de Extensão “Difusão de tecnologias para a cultura da mandioca nos municípios de Vitória da Conquista, Cândido Sales e Belo Campo"