19/9/2017
 Conheça o Projeto de Extensão SerMais
por Valcelene Amorim

Desde que o movimento Feminista surgiu, em meados do século 19 na Europa, ganhou diversas vertentes e minivertentes para conseguir abranger as reivindicações das mulheres e as particularidades em que as mesmas estão inseridas. Assim, ao longo do tempo, o Feminismo Interseccional, que é uma linha que aborda questões ligadas à cor, raça, orientação sexual, classe social, entre outras singularidades, ganhou força.

Nesse sentindo, com o objetivo de desenvolver oficinas pedagógicas sobre temas relacionados à importância do feminismo para a mulher e para a sociedade como o todo, foi elaborado, neste ano de 2017, o Projeto de Extensão “SerMais: oficinas interseccionais de empoderamento feminino e novas masculinidades”, coordenado pela professora Priscila Silva de Figueiredo, vinculada ao Departamento de Ciências Exatas e Naturais (Dcen), campus de Itapetinga. O projeto, que é de ação continuada, tem como alvo pessoas da comunidade itapetinguense, principalmente, as que se encontram em vulnerabilidade social e escolas publicas.

O SerMais, dentro das suas atividades, já realizou duas oficinas com a proposta de mobilização sobre a situação da mulher na sociedade e a relevância do tema, bem como a reflexão e afetividade de vínculo. A partir disso, se consolidou um grupo de mulheres na Universidade engajadas com o projeto.  Assim, foi possível a produção de uma oficina de brinquedos, em uma comunidade do município, com a presença de aproximadamente 20 crianças, onde foram realizadas atividades como ciranda; confecção de bonecas abayomi, para resgate da historia africana; contação de história, entre outras ações, foram realizadas.

A ideia é dar continuidade ao grupo para a delimitação das próximas práticas do projeto junto à comunidade. Para conhecer mais o projeto entre em contato com o e-mail: cflaudelina@gmail.com.