assessoria de
  comunicação

20/9/2017
 Programas de Pós-Graduação da UESB elevam conceitos na avaliação Capes
por Emanuela Lisboa


Na noite dessa terça, 19, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou os resultados da avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Esse resultado da avaliação, que é realizada pela Capes a cada quatro anos, refere-se ao período de 2013 a 2016.

Quatro programas da Uesb aumentaram seus conceitos: o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia passou do conceito 4 para 5, alcançando excelência nacional; e três Programas com curso de mestrado: Linguística; e Letras: Cultura, Educação e Linguagem, ambos em Conquista; e Educação Científica e Formação de Professores, campus de Jequié, aumentaram o seu desempenho de 3 para 4.

Outro dado positivo foi a permanência do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, com cursos de mestrado e de doutorado, campus de Conquista, no conceito 5. Outros três Programas da Universidade, níveis de mestrado e doutorado, também mantiveram o seu bom desempenho, nota 4, são eles: Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos, campus de Itapetinga; Enfermagem e Saúde, em Jequié; e Agronomia, campus de Conquista.

Ao todo, foram avaliados 16 programas da Universidade. Educação; Geografia; Ensino; e Ciências Florestais (em Conquista); Ciências Ambientais (em Itapetinga); Relações Étnicas e Contemporaneidade; Genética, Biodiversidade e Conservação; e Química (em Jequié), mantiveram suas notas, o conceito 3.

Para a Uesb, a avaliação Capes reflete o crescimento e o fortalecimento da pós-graduação das Instituições de Ensino Superior. Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação professora Alexilda Oliveira, esse resultado é motivo de alegria e revela superação: “Os nossos Programas conseguiram superar as dificuldades do contingenciamento financeiro das agências de fomento e outras situações adversas. Não tivemos nenhuma queda de conceito 4, alguns programas foram contemplados com a elevação das suas notas. É um momento de celebração e planejamento estratégico para a próxima quadrienal, com vistas à elevação de conceito dos programas que mantiveram a nota 3”.

Programa de Pós-graduação em Zootecnia

O Programa, criado em 2003, no campus de Itapetinga, oferece cursos de mestrado e doutorado, com área de concentração em “Produção de Ruminantes”, com o objetivo de formar pessoal qualificado para o exercício de atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento no campo das Ciências Agrárias, especialmente na área zootécnica. Agora, o Programa integra, junto ao Programa de Pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, o rol de Programas Excelência Nacional.

Avaliação Quadrienal

A Capes classifica os programas em dois segmentos: com padrões de Excelência Nacional, conceito 5, e com padrões Internacionais de Excelência, com notas 6 e 7. Seus dados apontam que, nesta avaliação, apenas 18% dos programas do SNPG obtiveram nota 5, e 11% atingiram desempenho equivalente aos padrões Internacionais de Excelência. Foram avaliados 4.175 programas e os seus 6.303 cursos. São levados em consideração cinco aspectos nos critérios de avaliação: proposta do programa, corpo docente, corpo discente, produção intelectual e inserção social.



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão