assessoria de
  comunicação

22/9/2017
 Ecoa: espaço de Convivência entre Afásicos e Não Afásicos
por Gisele Almeida


“Afásicos” é um termo utilizado para designar pessoas que apresentam dificuldades no funcionamento da linguagem, causadas por lesões adquiridas no sistema nervoso central em virtude de um acidente vascular cerebral (AVC), traumatismo crânio-encefálico ou tumor. Sendo assim, com o intuito de proporcionar socialização para sujeitos com sintomas afásicos via interlocução, a professora da Uesb, Nirvana Ferraz Santos Sampaio, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin), criou, em julho de 2011, o projeto de extensão “Ecoa: Espaço de Convivência entre Afásicos e Não Afásicos”.

O objetivo geral do Ecoa é prestar aos afásicos um atendimento neurolinguístico, que se subdivide em cinco ações específicas: avaliar os sujeitos com dificuldades linguísticas; acompanhá-los, longitudinalmente, com atividades contextualizadas e significativas; orientar esses sujeitos, seus familiares e amigos; promover mais oportunidades de participação social e de interações comunicativas bem sucedidas e esclarecer dúvidas de familiares e profissionais da área de Educação e Saúde, por meio de palestras e orientações.

O projeto funciona no Laboratório de Pesquisa e Estudos em Neurolinguística (Lapen), campus de Vitória da Conquista, espaço onde são desenvolvidas ações como leitura e escrita com diversos gêneros textuais e comemoração das datas e festejos nacionais e regionais. Com isso, o Ecoa proporciona aos afásicos a possibilidade de falar do que se fala, do que acontece, do que se lê, do que se escreve, do que é importante e do que se ouve, estabelecendo, assim, um trânsito entre língua, cultura e sociedade.

Coordenada por Ferraz, a iniciativa conta também com a colaboração de alunos de graduação dos cursos de Letras e Psicologia da Uesb, de bolsistas de Iniciação Científica e de discentes do PPGLin. Em caso de dúvidas ou interesse em participar do projeto, entre em contato com o Lapen por meio do telefone (77) 3425-9355 ou pelo e-mail lapen.uesb@gmail.com, ou ainda com a professora Nirvana por meio do email nirvanafs@terra.com.br.

Foto: “Ecoa: Espaço de Convivência entre Afásicos e Não Afásicos”



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão