25/9/2017
 Caruru do Odeere marca o mÍs de setembro
por Carlos Santos

Casa cheia, muito som, crianças e adultos, todos cantando e dançando nos festejos do Tradicional Caruru de Cosme e Damião do Órgão de Educação e Relações Étnicas (Odeere) da Uesb, que aconteceu nesse domingo, 24 de setembro, no campus de Jequié.

Primeiro, as 27 crianças presentes foram servidas. Depois, em uma mesa farta com comidas típicas, foi servido o caruru. O público fez uma fila indiana e degustou também o acarajé, em homenagem aos Erês, Wunjes e Ibejis.

A festa, que acontece todos os anos, conta com a organização da professora Marize Santana. Participam também, como colaboradores, membros do Odeere, alunos do Programa de Pós-graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC), mestrandos, professores da Universidade, pesquisadores e adeptos do Candomblé, com apresentações de danças e performances da cultura popular afro-brasileira.

Manuel da Silva Santana, vice-coordenador de programa de pesquisa em Relações Étnicas, explicou que o evento acontece por conta da temática especifica das relações étnicas dentro dos cursos de pós-graduação, da pesquisa e da extensão. “Todo esse processo se dá a partir desse envolvimento da academia com a temática e a comunidade. Ao longo de sexta-feira pra cá, aconteceram várias oficinas com todos os alunos, em todos os espaços da cultura brasileira indígena, para culminar neste domingo dos Ibejis, que também é a data de aniversario do Órgão” Em festa, todos comemoraram os 13 anos do Odeere. “O bolo é coisa de criança e Odeere é criança que quer saber de educação”, disse Santana.

O professor Domingos Ailton, escritor e ambientalista, também prestigiou o Caruru e se mostrou alegre com o evento. “Muito interessante porque o Odeere mantém uma tradição muito rica na Bahia e em Jequié, particularmente onde havia muitos carurus. Mas, isso tem diminuído. Atualmente, no mês de setembro, mês consagrado a Cosme e Damião, poucos são os locais que fazem o caruru”, afirmou.