26/9/2017
 Licitações para oferta de serviços nos três campi
por Emanuela Lisboa

Com o objetivo de atender reivindicações de melhorias em alguns serviços, e a formalização de novos contratos, que não puderam ser mais renovados por terem atingido o período máximo permitido por lei, no segundo semestre de 2017 começaram a ser realizadas licitações para a concessão de uso dos espaços, nos três campi da Universidade, a fim de garantir a prestação de serviços, como por exemplo, o fornecimento de alimentação à comunidade universitária. Foram realizadas licitações dos quiosques de lanche, da reprografia e do restaurante universitário de Itapetinga.

No campus de Conquista, as concessionárias vencedoras da licitação dos quiosques de lanche começaram o funcionamento no dia 11 de setembro. Em Itapetinga, a licitação foi realizada neste mês de setembro e o funcionamento iniciará a partir de outubro. Em Jequié, no campus 2, a licitação ocorrerá no dia 27 de setembro.

Já os serviços de reprografia e impressão estão sendo prestados, desde o dia 18, pela empresa vencedora da licitação, por meio do Contrato 037/2017, em Conquista e em Itapetinga. A novidade no campus de Conquista é a ampliação dos postos de atendimento: um no módulo Professor Antônio Luis Santos (Luisão), que foi reativado, e outro no Quiosque próximo ao Módulo 4. Em Jequié, a licitação ocorrerá no dia 29 de setembro, com previsão de iniciar os serviços em outubro.

Informações sobre os procedimentos de execução desses serviços, controle, demais locais de atendimento e outros detalhes, encontram-se na Circular 01/2017 da Prefeitura de Campus (PCU), em cujos anexos estão disponíveis, aos setores, o formulário de controle de reprografia e a requisição de serviços reprográficos.

Restaurante Universitário

A licitação do restaurante universitário do campus de Itapetinga foi homologada no dia 15 de setembro e a empresa vencedora, após celebração contratual, terá o prazo de 30 dias para a implantação dos serviços. Em Conquista, o processo para abertura de nova licitação foi encaminhado e ocorrerá no mês de outubro.

“Essas novas contratações coadunam com o anseio da comunidade universitária acerca da ampliação e qualificação desse tipo de atendimento, baseadas nas diversas reuniões realizadas, principalmente com a representação estudantil, que são os principais usuários desses serviços”, informou o pró-reitor de Administração Adriano Correia. Ainda segundo Correia, o funcionamento de um restaurante universitário em Itapetinga “representa uma conquista importante para estudantes e trabalhadores, que geralmente realizam suas atividades institucionais durante todo o dia no campus”.

A gestão e fiscalização de todos os contratos caberão às Prefeituras de Campus, com o auxílio da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização de Contratos (CPFac) da Uesb, que acompanhará a qualidade dos serviços e fará apuração de possíveis irregularidades apresentadas.

De acordo com a Pró-Reitoria de Administração (Proad), os processos para o funcionamento dos demais espaços já estão em tramitação para que, até o fim do ano, possam atender aos principais serviços demandados pela comunidade acadêmica. A Proad ressalta ainda que a implantação de um novo contrato requer adaptações e a compreensão dos envolvidos, até que a empresa esteja devidamente organizada para atender ao seu público.

Dúvidas, sugestões e reclamações quanto á prestação dos serviços poderão ser encaminhadas para a Comissão de Acompanhamento de Contratos por meio do endereço eletrônico fiscalizacaocontratos@uesb.edu.br.