assessoria de
  comunicação

27/9/2017
 Projeto promove exposição para pessoas com deficiências
por Caleb Lima


No intuito de colaborar para a prática do ensino inclusivo, surge, em 2017, coordenado pelo professor Luciano Artemio Leal, o projeto de extensão “Geodversidade Acessível a Pessoas com Necessidades Especiais”. A iniciativa tem como objetivo adaptar a exposição de amostras selecionadas, em um circuito auto- explicativo, do Laboratório de Geociências (LabGeo), campus de Jequié, para pessoas com deficiências, como limitações auditivas, visuais e locomotoras. 

O Laboratório de Geociências conta com uma exposição permanente de minerais, rochas e fósseis, fonte de informação e pesquisa para as escolas do município de Jequié e sua microrregião de entorno, além do curso de formação interno à Universidade. A ideia do projeto surgiu após ser verificado um número crescente de visitantes com deficiências ao Laboratório. Assim, foi detectada a necessidade de adaptação do ambiente para recebê-los. Com o apoio do Núcleo de Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência (Naipid), ações e recursos tecnológicos têm sido utilizados para contribuir com a melhor adaptação da estrutura física do laboratório.  

As visitas são feitas com base em um agendamento prévio. Ao chegar, o visitante tem a oportunidade de ser auxiliado por monitores, discentes voluntários da própria Instituição, que trabalharam na montagem da exposição. Além disso, esse visitante terá ao seu alcance materiais de mídia, revisados e adaptados para Libras e Braile. A implantação do piso táctil em preto; banner introdutório com QR-codes; peças identificadas com QR-code; placas com indicações em Braile sobre o nome dos materiais; e a sugestão de onde fazer a leitura do QR-code também fazem parte das ações do projeto.O Naipid participa ainda das adequações gerais da exposição,  fazendo as interlocuções necessárias com os visitantes, interpretando e traduzindo.

O Projeto encontra-se em andamento e espera receber um grande número de visitantes até o fim do ano. Dentre os futuros planos, existe a perspectiva de ampliação para uma exposição temporária na parte externa do LabGeo, em mais uma das ações de inclusão das pessoas com deficiência no âmbito da Universidade. 

Para saber mais sobre o projeto, entre em contato com o LabGeo pelo telefone (73) 3528-9669.

Foto: Projeto de Extensão “Geodversidade Acessível a Pessoas com Necessidades Especiais”



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão