28/9/2017
 Curso de compostos de coordenação tem início em Itapetinga
por Valcelene Amorim

A Química é uma área da ciência imprescindível em nosso cotidiano, o próprio corpo humano está constantemente produzindo reações químicas. Por esse motivo, teve início, na última terça-feira, 26, no campus de Itapetinga, o Curso de Extensão “Compostos de Coordenação: ligação química, estabilidade e reatividade”, coordenado pelo professor Ernani Lacerda, vinculado ao Departamento de Ciências Exatas e Naturais (Decen).

O estudo da Química é muito amplo. Dessa forma, a Química de Coordenação é uma área dentro da Química Inorgânica que estuda os chamados compostos de coordenação, que possuem características específicas. De acordo com o professor Ernani, “os compostos de coordenação, geralmente, têm um átomo chamado de centro metálico e a ele estão coordenados alguns átomos, moléculas ou íons. O resultante disso é chamado de compostos de coordenação”. Ainda de acordo com Lacerda, esses compostos são pouco conhecidos do público em geral e são também pouco estudados dentro do curso de Química, na disciplina de Química Inorgânica. Embora sejam pouco explorados, eles são muito importantes. “No nosso corpo inteiro há diversos compostos de coordenação atuando em processos biológicos e imprescindíveis para a nossa existência, a própria síntese de gás carbônico no processo respiratório envolve a formação de compostos de coordenação, como também o transporte de oxigênio e o armazenamento de oxigênio pela mioglobina”, salientou.

Para Nádija Natalice Paixão da Silva, aluna do 5º semestre do curso de licenciatura em Química, o interesse pelo assunto surgiu ainda durante as aulas da matéria de Química Inorgânica. “Eu escolhi participar do curso de extensão porque eu já tive a disciplina de Inorgânica. A gente estudou sobre o complexo de coordenação e, inclusive, eu comecei a iniciação cientifica nessa área, com o professor Lacerda. Foi uma área em que as discussões me interessaram bastante”, afirmou.

Já para Luiz Felipe Nonato da Silva, que está cursando o 3º semestre de Química com Atribuições Tecnológicas, o curso é uma forma de ampliar seus conhecimentos sobre o tema e, assim, ter uma base mais sólida para fazer escolhas em sua carreira acadêmica. “Para nós que estamos no começo do curso e estamos em busca de um caminho para seguir, qual iniciação fazer, qual projeto de pesquisa que eu tenho vontade de estudar, esse curso é uma forma de descobrir algo a mais e ver o que o curso de Química tem a oferecer”, ressaltou.

Para Lacerda, uma das propostas do curso é, justamente, auxiliar no desenvolvimento do conhecimento dessa área em Itapetinga e cidades circunvizinhas. “A importância desse curso não é apenas extensionista, mas também de colaborar com a pesquisa e o ensino da Inorgânica na região. Então, eu acho que a gente tem aí muita coisa para construir dentro dessa área na região” destacou.

As aulas acontecem até o dia 28 de novembro, todas as terças-feiras, a partir das 15 horas, na sala 3 do Módulo de Educação. Para mais informações, entre em contato com o Colegiado de Química por meio do telefone (77) 3261-8615 ou pelo e-mail ernanilacerda@gmail.com.