assessoria de
  comunicação

29/9/2017
 UESB tem Fábrica de Software em Jequié
por Wellington Nery


O programa de extensão “Fábrica de Software: laboratório experimental de desenvolvimento de softwares com integração social”, vinculado aoCentro de Pesquisa e Desenvolvimento de Softwares (CPDS), da Uesb, campus de Jequié, vem, desde junho de 2016, sendo o espaço de estágio de acadêmicos do Curso de Sistemas de Informação da Universidade. Nesse sentido, a Fábrica tem permitido que estudantes tenham a experiência do mercado de trabalho enquanto ainda estão na graduação. 

Além disso, a atividade extensionista proporciona um ambiente contínuo que busca contribuir para a interação de docentes e discentes da área de computação com a comunidade local, a partir do desenvolvimento de softwares com aplicação social. Coordenado pela professora Claudia Ribeiro Santos Lopes, do Departamento de Ciências e Tecnologias (DCT), o programa busca realizar oficinas e workshops para discussão e capacitação quanto a metodologias, linguagens, ferramentas e processos de desenvolvimento de softwares. Faz parte do objetivo da ação, ainda, distribuir, gratuitamente, os softwares produzidos, visando difundir soluções tecnológicas para aplicação na área educacional ou de gestão. 

Hoje, a Fábrica de Software conta com 4 professores, 1 técnico administrativo, 3 acadêmicos bolsistas e 10 acadêmicos colaboradores. E, desde seu nascimento, tem gerado frutos, focado no desenvolvimento de sistemas, inclusive, para a própria Universidade. Atualmente, estão em andamento três projetos: um para gerenciamento da coordenação de laboratórios, outro para gerenciamento de recursos audiovisuais e mais um para gerenciamento de departamentos.

Mais informações sobre o CPDS e a Fábrica de Software podem ser obtidas pelo telefone (73) 3528 – 9762.



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão