3/10/2017
 16 Semana de Economia inicia suas atividades
por Thanize Borges

Iniciou na noite desta segunda-feira, 2, e vai até o dia 7, no campus de Vitória da Conquista, a 16ª edição da Semana de Economia e o 2º Encontro de Egressos de Economia da Uesb. Nesta edição, a Semana traz o tema “Inovação, Empreendedorismo e Tecnologias Sociais”, e tem o objetivo de levantar a discussão sobre os aspectos relativos a profissão do economista e sua capacitação em áreas específicas do exercício profissional.

Durante esses dias, o evento reunirá os graduandos em Ciências Econômicas e economistas formados na Uesb e demais instituições de ensino superior, além da comunidade externa. Foi o que afirmou a vice-coordenadora do curso na Uesb, professora Maíra Ferraz. “Nestas duas últimas edições, estamos tentando integrar egressos do curso na programação como palestrantes e ouvintes. A programação da Semana está bem aberta e ampla, buscando alcançar também o setor produtivo da cidade e alguns empresários com temas específicos. Teremos palestras, conferências, minicursos, para alcançar tanto a comunidade acadêmica, como a sociedade em geral do município e região”, ressaltou a professora.

A abertura da Semana aconteceu no Auditório Glauber Rocha e contou também com a presença da pró-reitora de Graduação, professora Talamira Taita Rodrigues, que destacou a importância de eventos como esse para se conseguir repensar o próprio curso e fazer uma avaliação de como o mercado entende o mesmo e vice-versa, e, naturalmente, fazer com que o curso floresça em outras perspectivas. “Nós temos um curso que é bem visitado pelos nossos exames nacionais. Um curso que os alunos costumam ter destaque em seus expedientes de trabalho e também em seus processos seletivos de programas de pós-graduação, por exemplo. É um curso que vem ao longo dos anos mostrando que de fato tem a sua importância social”, ressaltou a pró-reitora.

A professora Ana Paula Macêdo de Avelar, da Universidade Federal de Uberlândia, uma das palestrantes da mesa de abertura, frisou em sua fala sobre a ciência, a tecnologia e a inovação como pilares para o desenvolvimento e sobre a importância de políticas de apoio àa inovação, como uma forma de ajudar os países a melhorarem suas condições e inserção internacional. “Acredito que esse debate é super enriquecedor e pode trazer um grande ganho para os alunos, com um tema atual da economia brasileira”, acrescentou.

Para o aluno do 9º semestre de economia da Uesb, Yuri Sousa Leite, a Semana é uma forma de ampliar o conhecimento e vê o que cada palestrante pensa a respeito das diferentes teorias econômicas. "A Semana de Economia foi muito bem preparada pelos professores, juntamente aos alunos. Participar é importante pela gama de conhecimentos que vamos ter. Muitas pessoas defendem uns teóricos, outros defendem outros, é bom para vermos o lado de cada um e também tentar entender o que os palestrantes pensam”, destacou o estudante.

A Semana de Economia encerrará suas atividades no próximo sábado, dia 7 de outubro. Confira aqui toda a programação do evento.