4/10/2017
 RH Bahia: novo sistema será implantado na UESB
por Thanize Borges

Um novo modelo de gestão de pessoas em todos os órgãos da administração pública do estado da Bahia está sendo implantado. É o RH Bahia, que por meio da nova ferramenta de gestão chamada SAP HCM (Human Capital Management – Gestão do Capital Humano), que já é utilizada em milhares de organizações públicas e privadas em todo o mundo, pretende automatizar cerca de 90% dos processos da área de gestão de recursos humanos, ajudando na redução da quantidade de papel, na formalização de processos físicos e propiciando mais segurança e confiabilidade na geração da folha de pagamento, na disponibilização das informações funcionais e aprimoramento dos processos de RH.

Além disso, o RH Bahia por meio de um portal de serviços na internet, permitirá que os servidores acessem diretamente informações funcionais, como: pagamento, benefícios, rotinas trabalhistas, de saúde, entre outros, o que certamente facilitará ainda mais a vida do trabalhador. Outro benefício do novo sistema é que ele exigirá um melhor acompanhamento das chefias de cada setor, o quê, por sua vez, proporcionará maior interação dos gestores com os servidores lotados em sua unidade, reforçando o relacionamento interpessoal e a comunicação.

Segundo Allen Krysthiano Saraiva Figueiredo, assessor especial da Uesb e intermediador da implantação do novo sistema na Instituição, o projeto RH Bahia figura como uma iniciativa de vanguarda em nível nacional e, quando estiver completamente implantado, proporcionará melhores condições de gerenciamento das rotinas e processos do RH, o que inclui áreas relacionadas ao desenvolvimento profissional, à qualidade de vida dos servidores no trabalho, à aposentadoria, entre outras áreas. “Paralelamente, o RH Bahia também estará auxiliando os gestores e chefias com o acesso facilitado às informações que poderão contribuir para o processo decisório e também para o planejamento das atividades dos setores”, destacou Figueiredo.

O integrante da equipe de Gestão de Mudança do projeto do RH Bahia, Robério Prates, afirmou que a implantação do sistema nesse momento é extremamente oportuna, uma vez que se está pensando na economicidade, maximização e transparência dos recursos públicos, além da possibilidade de se obter uma gestão integrada das pessoas, em que seja estabelecido um elo mais forte de comunicação, e uma linha direta de gestão. “O projeto RH Bahia impacta 270 mil servidores do Estado. Hoje, ele já é realidade em oito empresas públicas da Bahia e está rodando a 9º folha de pagamento”, afirmou Robério Prates. Segundo ele, a expectativa é que a implantação do RH Bahia na administração direta, autarquias e fundações, contemple em torno de 53 órgãos.

A previsão é que o novo sistema esteja implantado até janeiro de 2018 e, para isso, equipes do projeto e dos órgãos estaduais trabalham em conjunto na migração das informações funcionais do antigo sistema para o novo. Nesse processo de capacitação para manuseio do RH Bahia, o Governo do Estado ofereceu, recentemente, em Salvador, uma Oficina de Gestão de Mudanças, com o objetivo de capacitar servidores da área de Recursos Humanos ligados à administração, de diversas instituições em todo o estado. Servidores da Uesb estiveram presentes na capacitação, e, como afirmou o assessor especial da Universidade, o curso deixou a impressão de que será solução inovadora, que vai fazer a diferença na gestão de pessoas dentro da Universidade. “Essa primeira oficina proporcionou aos participantes a compreensão da mudança de paradigma trazida pelo projeto RH Bahia. Outras oficinas técnicas e temáticas serão oferecidas com objetivo de formar multiplicadores que possam replicar os conhecimentos junto aos servidores de seus respectivos órgãos”, destacou o assessor.