5/10/2017
 Palestra discutiu o Pensamento Pedagógico Brasileiro
por Juliana Silva

Na manhã desta quinta, 5, foi realizada, no campus de Vitória da Conquista, a palestra “O Pensamento Pedagógico Brasileiro’’. A atividade, promovida pelo Projeto de Extensão “Focos da Pesquisa na Uesb”, ligado ao Núcleo de Estudos em Comunicação, Culturas e Sociedades (Neccos) e ao Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), foi ministrada pelo professor Luiz Arthur dos Santos Cestari.

De acordo com o professor Luís Caetano da Silva, coordenador do Projeto de Extensão “Focos da Pesquisa na Uesb”, a ideia do evento é socializar e compartilhar os assuntos que são trabalhados na academia, de forma a levar o conhecimento para outros setores da Universidade e também para fora dos muros da Instituição. “Nós queremos disponibilizar os trabalhos desenvolvidos por professores da Uesb, que pesquisam, para toda a comunidade, por meio de uma linguagem comum, como é na sala de aula”, afirmou o professor.

Na oportunidade, os participantes puderam conhecer e discutir sobre o pensamento pedagógico brasileiro recente, que é o tema da pesquisa desenvolvida pelo professor Luiz Arthur dos Santos Cestari. “Por meio dela, tentamos entender como determinadas ideias se tornam educativas. Como elas circulam no campo da educação. De que modo isso influencia nas práticas educativas e na atuação do professor”, explicou Cestari.

Segundo o docente, iniciativas como essa ação do Projeto de Extensão são muito significativas para o ambiente acadêmico. “Eu acho muito importante a ação desse projeto, porque nós conhecemos muito pouco do que é feito na Universidade. Acho que a maioria dos profissionais fazem seus trabalhos de modo isolado e há poucos momentos de expormos para a comunidade o que estamos produzindo. Então, um momento como esse é muito importante para a socialização da produção do conhecimento”, destacou o professor.

Ainda conforme o coordenador do Projeto de Extensão “Focos da Pesquisa na Uesb”, além da realização de palestras dentro da Universidade, o grupo pretende usar dos espaços e recursos midiáticos, como TV e Internet, para difundir os conhecimentos produzidos na academia, de forma que todos possam ter acesso às produções acadêmicas.