6/10/2017
 Comeša o 1║ Workshop do PMBqBM
por Thanize Borges

Começou na noite desta última quinta-feira, 5, e vai até o dia 7 de outubro, o 1º Workshop do Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM). Trazendo a temática “Integrando Conhecimento”, o evento, que foi idealizado pelo Colegiado do Programa e pelos alunos da Pós-Graduação, tem como objetivo apresentar o mesmo, integrando estudantes da academia, pesquisadores, profissionais das ciências e a comunidade, na discussão de temas básicos, experimentais e avançados da Bioquímica e Biologia Molecular, além de expor resultados científicos e tecnológicos das pesquisas nestas áreas e estimular alunos que ainda estejam na graduação a seguirem a carreira científica.

“Temos o intuito de divulgar a linha de pesquisa que é feita pelo grupo, de forma a ampliar os horizontes do Programa para outras regiões, com vista a se conseguir fechar novas colaborações. Também para que novos alunos adentrem ao Programa, e para que a comunidade acadêmica saiba o que ele é, e o que desenvolve na cidade e na região”, afirmou o professor Raphael Queiroz, coordenador do 1º Workshop.

Foi o que também afirmou a mestranda do Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular, Beatriz Oliveira Rabelo, aluna que propôs o Workshop. “O projeto iniciou para conseguirmos apoio e divulgação do nosso Programa. Ele ainda é novo e muita gente não conhece. Então, optamos por uma divulgação onde beneficiamos tanto os alunos da Uesb, como os de outras instituições”, destacou a mestranda.

A abertura do 1º Workshop do PMBqBM aconteceu no Auditório Glauber Rocha, e contou com a conferência da professora Maria Julia Manso Alves, da Universidade de São Paulo (USP), que palestrou sobre os “Desafios da Ciência no Brasil Frente ao Cenário Atual”.

Para o estudante do 9º semestre em Biologia e participante do evento, a motivação para se inscrever foi a busca por atualidades relacionadas a área da Bioquímica. “Esta é a área que eu mais me identifico. Saber os processos da Bioquímica Metabólica, sintéticos e da Biologia Molecular e seus avanços”, disse. O estudante ainda ressaltou que eventos como esse são excelentes formas de complementação de carga horária, tão importante na vida acadêmica do aluno.

O 1º Workshop do PMBqBM teve mais de 200 inscritos, alunos de áreas diversas, como a de Exatas, da Saúde, das Ciências Biológicas, além da comunidade externa. Seu encerramento acontecerá no próximo sábado, 7. Toda a programação pode ser conferida aqui.