assessoria de
  comunicação

6/10/2017
 Projeto promove conscientização ambiental sobre o Rio Catolé
por Thanize Borges


Reforçar a conscientização ambiental das pessoas que têm suas atividades rotineiras na bacia hidrográfica do Rio Catolé Grande, é, entre outros, o objetivo do Projeto de Extensão "Avaliação e Restauração das Matas Ciliares na Bacia Hidrográfica do Rio Catolé Grande", coordenado na Uesb pelos professores Dalton Longue Júnior e Alessandro de Paula, do curso de Engenharia Florestal. O projeto é uma atividade do Grupo Verde, que está vinculado ao projeto multinstitucional e multisocial “Todas as Cores pelo Rio Catolé Grande”, responsável por coordenar as ações na vegetação das margens do rio.

 O Projeto tem beneficiado toda a população das cidades cortadas pelo Rio Catolé Grande. São cidades baianas da região Sudoeste do Estado, num total de sete municípios: Barra do Choça, Caatiba, Itambé, Itapetinga, Nova Canaã, Planalto e Vitória da Conquista. A ação pretende atuar em todas as propriedades rurais e urbanas que estão localizadas nas margens do rio principal e dos principais cursos da água que o alimentam, conscientizando a população e produtores rurais quanto à importância dessa vegetação para a manutenção da qualidade e da quantidade das águas do rio. Para isso, estão sendo promovidas atividades educacionais com foco na importância da vegetação e do rio, além da elaboração de metodologias de avaliação técnica para restauração da vegetação ciliar em suas margens, com atividades de gerenciamento das ações antes, durante e após os plantios, em toda extensão das matas ciliares do rio.

 A atividade extensionista é um desdobramento do projeto “Todas as Cores pelo Rio Catolé Grande”, que surgiu em 2015, por iniciativa da Associação dos Irrigantes e Produtores Rurais de Barra de Choça, com apoio do Ministério Público (Promotoria de Justiça Regional Especializada em Meio Ambiente de Vitória da Conquista). Foi a partir da iniciativa primária desse projeto que, posteriormente, entidades sociais e instituições públicas e privadas foram sendo convocadas para participarem. Sendo uma delas a Uesb que, por meio da Pró-reitoria de Extensão, integrou ao projeto em 2016 e, desde então, um grupo de professores especializados na área auxilia nas ações técnicas da vegetação do Rio Catolé Grande e de suas águas.

Os sete municípios participantes do Projeto possuem agendas distintas quanto à efetivação das atividades de conscientização sobre o Rio. Apesar de estar no início, um dos municípios que já começou a desenvolver as ações do Projeto foi Barra do Choça, realizando palestras de conscientização durante a Semana do Meio Ambiente desse ano. Oportunidade para despertar as crianças para o assunto e criar uma responsabilidade ambiental da população para a importância da preservação do Rio e suas matas ciliares.

Para conhecer mais sobre o Projeto e saber da sua agenda de ações, entre em contato com o Colegiado de Engenharia Florestal no telefone (77) 3425-9380 ou através do e-mail ccengflor@uesb.edu.br.

Foto: Projeto de Extensão "Avaliação e Restauração das Matas Ciliares na Bacia Hidrográfica do Rio Catolé Grande"



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão