9/10/2017
  6ª Mostrinha de Cinema Infantil e Mostra Juvenil têm início
por Caleb Lima

Foi dado início na manhã desta segunda-feira, 9, no Teatro Glauber Rocha, no campus de Vitória da Conquista, a 6ª Mostrinha de Cinema Infantil de Vitória da Conquista e 1ª Mostra Juvenil. O projeto é realizado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo.

Com o tema “ver, ouvir e falar de cinema”, o evento tem como objetivo possibilitar o acesso das crianças de Vitória da Conquista, principalmente das escolas públicas, a produções qualificadas e com conteúdos voltados para cada faixa etária específica.  “A maioria dessas crianças nunca tiveram a possibilidade de frequentar uma sessão de cinema, assistir a um filme em uma tela grande. Então, essa experiência coletiva, com filmes voltados para a infância, é o que visa esse evento”, afirma a coordenadora do Programa Janela Indiscreta e da Mostrinha, Raquel Costa.

O evento surgiu a partir de um desejo antigo da equipe do Programa Janela indiscreta de trabalhar com o público infanto-juvenil, como explica Costa. “Nesse ano, o Janela Indiscreta está completando 25 anos de trajetória. Durante esse período, principalmente na última década, diversas ações e projetos voltados para a infância têm sido realizados. Nesses projetos, nós trabalhamos a relação entre cinema-audiovisual e educação, esta última, em um sentido mais amplo, como processos de aprendizagem que se dão no cotidiano. Assim, a mostrinha vem culminar essa nossa vontade”, explica a coordenadora.

A programação conta com a exibição de 31 filmes de curta-metragem, vindos de inúmeros lugares do país. Cada sessão tem duração aproximada de uma hora e dez minutos e são divididas por faixa etárias.

Nesse primeiro dia, o evento contou com a visita de inúmeras escolas e creches da cidade. A coordenadora da creche Recanto das Águas, a professora Maria Prado, trouxe a turma com a faixa etária de 4 anos e destacou a iniciativa da Universidade em realizar a mostra. “Esse projeto é muito interessante, porque através dele nós temos a oportunidade de trazer essas crianças para o mundo do cinema, visto que na maioria das vezes não dispomos de muitos recursos. Então, essa parceria entre o Janela Indiscreta e a Uesb é importante por proporcionar essa participação das escolas”, destaca Prado.

A estudante Maria Clara, 9 anos, participou do evento, e disse que achou bacana ter estado na mostrinha. “Foi interessante e legal. Eu me diverti bastante assistindo muitos filmes bons aqui”, conta Clara.

O evento segue até o dia 11 de outubro no Teatro Glauber Rocha, na Uesb, e de 18 a 20 de outubro, no Auditório do Instituto Federal da Bahia (Ifba). Os horários das exibições podem ser conferidos aqui.

Fotos: Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo.