9/10/2017
 Realizado curso de Tópicos em Farmacologia Clínica Aplicada
por Wellington Nery

Aconteceu nos dias 6 e 7 de outubro, no Auditório Waly Salomão, na Uesb, campus de Jequié, o curso de Tópicos em Farmacologia Clínica Aplicada. O evento foi promovido pelo Departamento de Ciências e Tecnologia (DCT) e teve como público-alvo profissionais e estudantes da área de saúde, com o objetivo de se aprofundarem nas questões teórico-práticas de assuntos relacionados à farmacologia clínica, como: Farmacocinética aplicada a alguns grupos de indivíduos e condições clínicas, aspectos atuais sobre o tratamento da diabetes, dislipidemias, obesidade e uso de anticoagulantes.

A acadêmica do 4º semestre do curso de Odontologia, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Ebnsp), de Salvador, Isabela Alves Araújo Micline (foto 2), enfatiza que seu interesse em participar do curso se deu pela credibilidade da Uesb. “Eu sei o renome que a Uesb tem na Bahia e no Brasil, e Farmacologia é um tanto quanto importante dentro da área da saúde que é a que eu faço parte”, assegura Micline.

O acadêmico do 8º semestre do curso de Técnico de Enfermagem da Escola Técnica de Enfermagem de Jequié, Antônio Carlos Barreto Pereira, concorda. “Vim para adquirir conhecimento e expandir a área de estudos na Uesb”, salienta Pereira. Pensa semelhante a acadêmica do 3º semestre do curso de Licenciatura em Química da Uesb e Técnica de Enfermagem, Letícia Malvestio. “O curso vai agregar no meu currículo profissional e também nos meus conhecimentos”, pontua a estudante.

Victor Andrade Ribeiro Silva, estudante do 3º semestre do curso de Odontologia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, disse ser bem interessado no assunto abordado no curso. “Meu interesse na área da Farmacologia Clínica Aplicada é justamente em associar os conhecimentos adquiridos na matéria de terapêutica medicamentosa e nele enriquecer o meu conhecimento sobre a temática”, avalia.

O professor, coordenador do Departamento de Ciências e Tecnologias (DCT) da Uesb e coordenador do Curso de Tópicos em Farmacologia Clínica Aplicada, Gildomar Valasques Junior, comemora o resultado obtido. “Sempre temos uma aceitação legal, tanto do público da própria Universidade, quanto de outras instituições privadas e públicas da Bahia. É bem interessante porque não é somente Farmácia, mas abrangemos outras áreas de saúde de maneira geral. Estamos tendo esse feedback com outros cursos e turmas de outras universidades", conclui o coordenador.