10/10/2017
 Liga AcadÍmica Qualidade do Sono
por Wellington Nery

O projeto de extensão Liga Acadêmica Qualidade do Sono (LAQS), coordenado pela professora Karla Rocha Pithon, do colegiado de Fisioterapia, da Uesb, é uma ação que foi criada por discentes do curso de Bacharelado Fisioterapia. A Liga tem como finalidade mobilizar estudantes universitários e a sociedade em geral em prol da promoção e propagação dos estudos a respeito do sono e suas intercorrências na qualidade de vida do ser humano, contribuindo para o intelecto dos alunos dos órgãos de ensino superior.

A LAQS tem por objetivo reunir graduandos de diferentes cursos e períodos da Uesb e de outras instituições de ensino superior da cidade de Jequié buscando ampliar o conhecimento a respeito do estudo sobre o sono e suas consequências, tendo em vista que é uma área que está em ascensão e tem muito a oferecer. A Liga busca despertar o interesse pelo estudo de assuntos relevantes a respeito do sono e proporcionar aos membros efetivos e a diretoria vigente a possibilidade de participação em projetos de pesquisas. Objetiva ainda desenvolver grupos de estudos e discussões, aulas, palestras e seminários relacionados aos interesses da Liga e criar tarefas em âmbito comunitário aspirando orientações a respeito do sono, qualidade de vida e os impactos ocasionados quando se tem um transtorno ligado ao sono. Sua área de atuação dar-se no âmbito de ensino, pesquisa e extensão onde estão pautadas todas as atividades desenvolvidas pela LAQS, voltados para a promoção e prevenção da saúde, tendo como foco a qualidade do sono.

A Liga foi fundada em 25 de julho de 2016, mas sua atuação junto à universidade e à sociedade se deu no ano de 2017 com atividades desenvolvidas tanto na Uesb como em outros locais. No último mês de março, juntamente ao projeto Qualidade do Sono, a Liga participou da organização da 2ª Semana do Sono, quando foram feitas atividades com servidores de diversos setores da Universidade, bem como panfletagem e conscientização da população a respeito dos benefícios de ter uma qualidade do sono adequada, na Praça Rui Barbosa, no Centro de Jequié. No decorrer dos meses desse ano, foi aberto processo seletivo para novos membros, houve aulas e discussões de artigos durante as reuniões quinzenais com todo o grupo e semanal com a diretoria. No mês de setembro, foi elaborada uma atividade na Feira de Saúde da Catequese da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Jequié. E, no mês de outubro, membros da Liga participaram da Feira de Saúde e Cidadania do IFBaiano, no município de Santa Inês, com ações para o público em geral.

Nesse seu um ano e dois meses, a LAQS promoveu discussão de artigos, criação e desenvolvimentos de materiais que auxiliam nos trabalhos que são desenvolvidos com a comunidade. Mensalmente, é feito uma atividade voltada para o grupo externo com temas pertinentes conciliados com o sono. Nestes meses de outubro e novembro, por exemplo, a Liga irá tratar dos distúrbios do sono mais acometidos por pessoas que têm doenças crônicas como o câncer, já que nesses meses são desenvolvidas ações de conscientização sobre os cânceres de mama e próstata, que mais acometem mulheres e homens.Mais informações sobre a LAQS podem ser obtidas pelo telefone (73) 3528 – 9609.

Foto: Liga Acadêmica Qualidade do Sono