Palestra abordou a influência do design no Jornalismo
por Gisele Almeida

O design ainda é um campo pouco explorado dentro dos cursos de Jornalismo e pelos profissionais que já estão no mercado. Nesse sentido, o Colegiado de Comunicação realizou na manhã desta quarta-feira, 11, no campus de Vitória da Conquista, uma palestra com o tema “A Evolução do design: transformações no Jornalismo através do design gráfico". Como parte da comemoração dos 20 anos do curso de Comunicação, a atividade buscou discutir como o jornalismo vem sendo transformado a partir do design e as adaptações que aconteceram na área com o surgimento de novas mídias, como o tablet e o smartphone. Além de estudantes de Jornalismo, o evento também contou com a presença de discentes do curso de Ciências da Computação da Uesb.

A palestra foi ministrada pelo professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Eduardo Nunes Freire, que falou sobre a importância de se discutir esse tema entre os estudantes de Jornalismo: “O design ainda é pouco entendido pelos jornalistas, pois muitos acham que essa é uma função dos designers, dos artistas gráficos e dos publicitários. Mas, o design tem se tornado um modo de dizer, uma forma de enunciação e de contar as histórias. Então, é importante que os jornalistas entendam qual o papel dessa área e percebam que não é algo somente para quem tem o dom, mas sim um conhecimento que qualquer um pode adquirir”.

É dessa forma que a aluna do 3º semestre de Comunicação, Ana Carolina Lago, enxerga a proposta do evento. Atualmente, de acordo com a discente, é muito importante e até um diferencial que os profissionais da área saibam atuar na parte do design, não se limitando somente ao texto jornalístico. “As novas mídias são muito visuais e ninguém tem muita paciência hoje em dia de ler textos grandes, ou, se começa a ler, não termina. Então, essa parte visual precisa ser bem atraente, para informar de uma maneira que a pessoa não se canse e também não deixe de ter aquela informação”, completou a discente.

Segundo o vice-coordenador do Colegiado de Comunicação, professor Dannilo Duarte, o evento surgiu a partir da identificação de algumas deficiências de formação dentro do curso de Jornalismo da Uesb. “Nós do Colegiado discutimos e chegamos a conclusão que nunca havíamos realizado uma palestra especificamente voltada para o design, para o desenvolvimento das páginas, que vai desde o jornal impresso até o online, o smartphone e o tablet”, afirmou.

Ainda segundo o professor Duarte, o tema da atividade se mostra relevante não só para os estudantes e profissionais de Jornalismo, de Designer ou de Publicidade, mas interessa a todos. “O design é uma forma de facilitar a comunicação, facilitar o acesso, tornar as páginas e interfaces mais agradáveis. E ele está em todo lugar, não só no jornal. Está presente, por exemplo, na forma e na usabilidade de um gravador ou telefone celular”, explicou.