assessoria de
  comunicação

16/10/2017
 Laboratório de Ensino de Física: uma forma lúdica de aprender
por Valcelene Amorim


A Física é uma ciência que estuda as leis do universo. Para algumas pessoas, essa disciplina é considerada complexa e de difícil compreensão. Por conta disso, a Uesb, campus de Itapetinga, por meio do Projeto de Extensão “Laboratório de Ensino de Física Dinâmico”, coordenado pelo professor Iratanio Magnun de Souza Serpa Silva, vinculado ao Departamento de Ciências Exatas e Naturais (Dcen), desenvolveu um método de ensino dessa matéria de forma lúdica, utilizando a prática, para que os alunos assimilem o conhecimento dessa disciplina de modo simples e prazeroso. Além disso, o projeto propõe criar software e equipamentos que vão aumentar a mobilidade e o uso de recursos do Laboratório.

Durante as aulas, os alunos da extensão são iniciados em linguagem de programação e micro controladores para que possam construir instrumentos e equipamentos na área de Física para serem utilizados no Laboratório, tudo fabricado sem ônus, principalmente, os softwares. Atualmente, o projeto, que deu início as suas atividades em setembro deste ano, conta com a colaboração de quatro graduandos do 3° semestre de Engenharia de Alimentos: Monique Costa Barbosa, Lucas Silva de Sousa, Isabela Cruz Teixeira e Letícia Tereza Ferla.

Um dos primeiros protótipos a ser desenvolvido nas aulas de extensão é um equipamento que possui o objetivo de auxiliar as pessoas surdas na compreensão de vários conceitos ligados a Física. Por meio desse protótipo, o surdo terá a noção de acústica, que é uma disciplina de Física, além de conseguir visualizar a distância medida pelo sensor, que é uma grandeza física, bem como ter a ideia de frequência associada a uma nota musical e vários outros conceitos que até então eram abstratos para o surdo e poderiam não ter significado algum, uma vez que eles não podem ouvir.

O Projeto de Extensão “Laboratório de Ensino de Física Dinâmico”, é destinado a todas as pessoas que queiram participar, tanto da comunidade interna quanto externa da Universidade. Para saber mais informações, entre em contato por meio do telefone (77) 3261-8693.



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão