19/10/2017
 Acontece 1º Ciclo sobre Cidades Médias e Redes de Empresas
por Thanize Borges

Começou na noite desta quarta-feira, 18, o 1º Ciclo de Estudos e Debates sobre Cidades Médias e Redes de Empresas. A cerimônia de abertura aconteceu no Auditório Glauber Rocha, campus de Vitória da Conquista, e contou com a mesa de debate “Cidades Médias: experiências e perspectivas para redes de empresas”, ministrada pelo professor Uajará P. Araújo, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG), e pelo professor Jânio Laurentino de J. Santos, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

O evento, que é uma realização do grupo de pesquisa “Cidades Médias e Redes de Empresas", coordenado pela professora Rita de Cássia Oliveira Alves, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), tem por objetivo possibilitar à comunidade local e micro-regional a participação na discussão sobre a relação entre cidades médias e redes de empresas, debatendo o papel que uma cidade média como Vitória da Conquista tem na sua região, além de promover o intercâmbio de conhecimento através da participação de docentes e pesquisadores de outras instituições.

“Sabemos que as cidades médias exercem uma grande influência junto às menores. Para exercerem essa influência precisam possuir equipamentos urbanos, estruturas econômicas e infraestruturas físicas, e um dos importantes agentes que faz com que uma cidade média se sinta mobilizada a atender uma determinada população, são justamente as redes de empresas enquanto agentes econômicos”, destacou a professora Rita de Cássia.

As redes de empresas são vistas como alternativas de fortalecimento de uma sociedade produtiva. Assim, para a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Madalena dos Anjos, que fez parte da mesa de abertura do evento, ciclos de debates como esse são também momentos para reflexão, de avaliar o crescimento econômico e o que estas empresas têm colaborado para o desenvolvimento econômico e social da região. “É também um momento de troca de experiências, com a participação de palestrantes de outras regiões que vêm trazendo a realidade dos seus municípios e das suas cidades. Acredito que é muito enriquecedor para nossos estudantes, entendendo que a educação não se faz somente no âmbito da sala de aula, mas da participação nos eventos, projetos de extensão e nos grupos de pesquisas da nossa Universidade”, acrescentou a pró-reitora.

Para a aluna do 6º semestre do curso de Administração, Regiane Pereira, fazer parte de eventos desse porte é também uma forma de conhecer melhor o mercado que ela enfrentará quando sair da faculdade. “Me inscrevi com a curiosidade para saber como está esse mercado, principalmente relacionado a Vitória da Conquista, do qual sairei da faculdade e atuarei. É uma oportunidade de estarmos, de forma crítica, conhecendo um pouco mais da temática e tendo uma visão ampla sobre o assunto”, afirmou a estudante.

Cerca de 250 pessoas se inscreveram para participar do evento, número que superou as expectativas dos organizadores. Pra ficar por dentro da programação do evento, que encerra nesta quinta-feira, 19, clique aqui.