assessoria de
  comunicação

20/10/2017
 Conheça o Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial
por Caleb Lima


Com o intuito de integrar as propostas de pesquisa e estudos sobre o Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas, entendendo de que maneira se dá esse processo no Brasil, no estado da Bahia e, particularmente, no território de Vitória da Conquista, foi implementado em 2015, o Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. O Nedet é uma ação de Extensão e Pesquisa que tem como objetivo contribuir para a execução de atividades de planejamento e gestão do Território de Vitória da Conquista, fortalecendo a política de desenvolvimento territorial por meio da qualificação do seu colegiado.

O Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável é uma instância de gestão participativa instituído pelo Governo do Estado da Bahia, que implementa a política territorial no Estado. Assim, o Programa atua nos 24 municípios que compõe o território do Sudoeste baiano, contribuindo para a formação dos conselheiros municipais de desenvolvimento sustentável e direcionando os agricultores familiares nas suas atividades, para que estes possam tornar-se protagonistas.

Nos primeiros meses de execução, o Núcleo se instalou em um espaço físico da Universidade, permanecendo até os dias atuais como um local utilizado para reuniões, estudos, pesquisas e produção científica. Contando com uma equipe de professores, funcionários e estudantes das áreas de Geografia, Agronomia, Administração e Engenharia Ambiental, são desenvolvidas, além das atividades de extensão, pesquisas bibliográficas e documentais, nas quais são formuladas e revisadas ações que possam gerar melhores condições de vida para as comunidades. Esse é um trabalho de aproximação dos “fenômenos territoriais” e suas transformações, que repercutem no processo de organização do espaço, tema que ganha cada vez mais centralidade no meio acadêmico e institucional.

Nesse período, inúmeras ações foram e estão sendo realizadas pelo Núcleo, como a intensificação do processo de acompanhamento e colaboração na organização de atividades, encontros, reuniões e conferencias (SAN, Juventude, Mulheres e Inclusão Produtiva - municipais e territoriais); assessoria às reuniões do Núcleo Diretivo do Colegiado Territorial, desenvolvimento de ações de sensibilização e mobilização para a formação das câmaras temáticas de mulheres, juventude, inclusão produtiva e cultura no território; trabalho de campo nos municípios, através do projeto de extensão: “Formação de lideranças comunitárias e agendas das pequenas cidades do Território de Identidade de Vitória da Conquista”; elaboração do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - PTDRSS do território Sudoeste Baiano; e a realização das oficinas de elaboração do Plano de Ação Territorial - PAT.

Foto: Nedet

Para saber mais sobre a atuação do Nedet, entre em contato com o Núcleo pelos telefones 77 34227929, 34248741 ou 98813-0627.    

 



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão