23/10/2017
 Jequié: Workshop discutiu a conservação da biodiversidade
por Wellington Nery

Aconteceu de 18 a 20 de outubro de 2017, no auditório Waly Salomão, na Uesb, campus de Jequié, o 7º Workshop de Genética, Biodiversidade e Conservação. O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Genética, Biodiversidade e Conservação (PPGGBC) e este ano trouxe o seguinte tema: “Natureza e Sociedade: o papel das dimensões humanas para a conservação da biodiversidade”.

Para a coordenadora do Workshop, professora Karine Santana Carvalho, do Departamento de Ciências e Tecnologias (DCT), o evento foi um sucesso. “Esse evento na verdade pertence ao Mestrado. É um Workshop que ocorre anualmente desde 2011, ininterruptamente. Nenhuma edição anterior a essa contemplou tanto o papel do homem na conservação da biodiversidade, geralmente as edições eram mais cientificas, não tirando o mérito, mas eram mais restritas às universidades”, informou Carvalho.

O professor Renato de Oliveira Afonso, também do DCT, concorda com a professora Carvalho. “Esse tema é extremamente relevante porque nós vivemos num momento na sociedade onde as questões ambientais estão muito em foco, pois existe um degradação grande do meio ambiente. Então, o meio científico e a sociedade precisam interagir para que a gente possa buscar soluções para resolver os problema ambientais vigentes”, destaca Oliveira.

O artista plástico jequieense Francisco Sales de Almeida Filho aprovou essa nova dinâmica do Workshop. “O espaço é fantástico. É uma nova forma de mostramos nosso trabalho e está relacionado, porque a arte é eterna, ela vai perpetuar. É como a genética, ela melhora a cada dia que passa”, disse Sales.

Segundo Tiago Abreu da Silva, acadêmico do 2º Semestre do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Santa Inês, participar de um evento como esse é fundamental para sua formação. “Esse evento é muito importante porque ele vem agregar conhecimento para nossa formação, trazer inovações, tecnologias. A temática do meio ambiente tem que ser sempre abordada”, revela Silva.

Joali Stefani Santos Oliveira, acadêmica do PPGGBC, concorda com Silva.  “É muito importante para todo aluno ter essa oportunidade de participação, porque é uma aprendizagem muito grande pra nós, ainda mais sendo um evento com uma temática tão importante como a natureza e sociedade, as relações do homem com a natureza, como trouxeram esse ano”, afirma Santos.

A assessora especial da Reitoria, professora Nádia Machado de Aragão, ficou feliz com o sucesso do evento. “A Uesb continua com os trabalhos de pesquisa na área de preservação do meio ambiente e esse Workshop é o resultado dessas pesquisas. Os estudantes do PPGGBC organizam para apresentarem os trabalhos desenvolvidos na Universidade e isso é de grande relevância para a região Sudoeste, porque eles discutiram as nossas características regionais como semiárido nordestino”, comemora Aragão.