assessoria de
  comunicação

23/10/2017
 Projeto BrincaSol envolve teoria e prática com ludicidade
por Carlos Santos


Iniciado em 2004 como “Programa Ludoteca: Brincando & Aprendendo: um espaço de práticas interdisciplinares em educação”, o “Projeto BrincaSol: espaço de formação lúdica” tem como proposta a formação, aprendizagem e brincadeiras de maneira lúdica. A iniciativa é coordenada pela professora Marilete Calegari Cardoso, do Departamento de Ciências Humanas Letras (DCHL), campus de Jequié. 

Por meio de ações extensionistas, o BrincaSol tem como objetivo proporcionar cursos de formação continuada, na perspectiva lúdica, aos professores do Centro de Convivência Infantil Casinha do Sol, bem como, aos graduandos. Além disso, busca ser um espaço de educação e ludicidade, que possibilite a reflexão de saberes teóricos e práticos sobre o papel do lúdico na práxis pedagógica. De acordo com a coordenação do projeto, ao longo destes 17 anos ele se tornou um laboratório pedagógico para estudos e construção de jogos, brinquedos e materiais lúdicos, com o desígnio de serem propagados e difundidos em creches e escolas. 

O BrincSol é composto de professores, bolsistas e voluntários de várias licenciaturas da Uesb, colaboradores de creches e escolas de Jequié e microrregião. O projeto conta ainda com parcerias e apoios, como a Brinquedoteca Paulo Freire, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ludicidade da Universidade Federal da Bahia (Ufba). 

Com uma metodologia embasada na perspectiva sociointeracionista, o BrincaSol realiza oficinas, cursos, rodas de conversas, onde permeiam temas do processo de brincar na organização do tempo, de espaços educativos, de escolas e creches. A ideia é praticar educação, aprendizagem e brincadeiras entre professores, alunos e colaboradores com várias linguagens do saber no intuito de ajudar para a defesa dos direitos da criança de brincar.

 

Foto: BrincaSol



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão