24/10/2017
 EaD cria novos cursos na UESB
por Gisele Almeida

Em reunião realizada no dia 4 de outubro, a plenária do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uesb (Consepe) deliberou pela homologação dos seguintes projetos de cursos de Ensino a Distância (EaD): as Licenciaturas em Física e Matemática - Formação de Professores, ambas do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), e as Especializações em Gestão Municipal, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), e em Gestão em Saúde, do Departamento de Saúde 2 (DS2). Os cursos fazem parte do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e serão ofertados por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

As áreas foram selecionadas de acordo com opções disponibilizadas em Edital pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pesquisa realizada pelo setor de EaD da Universidade, que, junto aos Departamentos, definiu quais cursos seriam mais viáveis para oferecer à comunidade na atual conjuntura. Depois de realizadas as escolhas, a Uesb submeteu à Capes as propostas com todos os detalhes de funcionamento dos cursos, que foram aprovadas este ano.

Serão oferecidas 80 vagas para a Licenciatura em Física, 180 vagas para a Licenciatura em Matemática, 150 vagas para a Especialização em Gestão em Saúde e 125 vagas para a especialização em Gestão Municipal. As Licenciaturas serão voltadas somente para professores das redes municipal e estadual da educação básica, com prioridade para os que ainda não possuem formação superior. Já as vagas das Especializações serão destinadas para candidatos graduados, sejam professores ou outros profissionais.

De acordo com o diretor do setor de EaD, professor Paulo Sérgio Costa, a importância da promoção desses cursos de Licenciatura e Especializações reside, principalmente, no fato de que os professores têm encontrado dificuldade para ingressar nos cursos . “Os cursos a distância oferecem a possibilidade do cursista não se deslocar. Ele faz as atividades de acordo com seu tempo e o que é postado na plataforma virtual. Ele recebe o material, discute através dos fóruns e participa dos momentos presenciais, com  o  tutor ou professor responsável”, explica o diretor.

Todas as informações e normas referentes aos processos seletivos dos cursos constarão em Editais, que serão publicados oportunamente. Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato com o setor responsável por meio do telefone (77) 3425-9308 ou pelo e-mail uesbvirtual@uesb.edu.br.