assessoria de
  comunicação

25/10/2017
 Projeto assiste pacientes com tuberculose e hanseníase
por Emanuela Lisboa


Estudar as interações medicamentosas potenciais dos pacientes portadores de tuberculose e hanseníase submetidos à terapia farmacológica, esse é o objetivo do projeto de extensão "Núcleo interdisciplinar de cuidados a pacientes com tuberculose e hanseníase", criado em 2016, no campus de Jequié, e coordenado pelos professores Danyo Maia Lima e Gildomar Lima Valasques Júnior, do curso de Farmácia. 

O atendimento aos pacientes acontece no Centro de Saúde do município, localizado no bairro Campo do América. Segundo a coordenação do projeto, a intenção é ampliar a ação para outras unidades de saúde da cidade. Ainda de acordo a coordenação, tanto a tuberculose quanto a hanseníase são doenças graves, porém curáveis, sendo que a associação medicamentosa adequada, doses corretas e o uso por tempo suficiente, com supervisão da tomada dos medicamentos, são os meios para evitar a persistência bacteriana e o desenvolvimento de resistência aos medicamentos, assegurando a cura do paciente.

As informações levantadas pelo projeto integram atividades de pesquisa. A coleta de dados é realizada por meio da aplicação de uma ficha farmacoterapêutica e são incluídos na pesquisa os pacientes maiores de 18 anos, que aceitam participar e assinam o termo de consentimento.

Fazem parte da equipe de trabalho professores e estudantes do curso de Farmácia e discentes de Fisioterapia e Medicina. Para saber mais sobre o projeto, entre em contato pelo e-mail danyo.farm@gmail.com.
 
Foto: Projeto de extensão "Núcleo interdisciplinar de cuidados a pacientes com tuberculose e hanseníase".


Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão