25/10/2017
 5ª Semana de Matemática recebe alunos da educação básica
por Gisele Almeida

Cerca de 400 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio da rede pública estão reunidos na 5ª Semana de Matemática da Uesb (Semat), que começou na manhã dessa terça-feira, 24, no campus de Vitória da Conquista. O evento faz parte do Biênio da Matemática Brasil 2017-2018, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação, que busca promover ações e eventos nacionais e internacionais com o objetivo de colocar a Matemática, a Ciência e a Tecnologia no foco da comunicação, impactando milhares de pessoas.

Promovida pelo Colegiado do curso de Matemática, a Semana recebe até esta quinta-feira, 26, alunos das seguintes instituições estaduais: Colégio Abdias Menezes, Centro Integrado de Educação Luiz Navarro de Brito, Colégio Polivalente e Colégio Luiz Eduardo Magalhães (Modelo), que ficam em Vitória da Conquista, e Colégio Estadual Jose Palles Sobrinho, localizado na cidade de Encruzilhada. Além disso, recebe estudantes do Centro Integrado Educacional, do município de Barra do Choça.

O coordenador do Colegiado de Matemática, professor Altemar Brito Lima, falou sobre a proposta do evento, que este ano traz o tema “Caminhando com a escola”. “O objetivo de todos os eventos realizados por nós sempre foi abraçar alunos já da Graduação em Matemática. Este ano, a gente pensou um pouco diferente: porque não trazer aqueles alunos das escolas para entenderem um pouco melhor como é o ensino da Matemática e como é o curso aqui da Uesb?”, explicou Lima.

Mais do que aproximar esses alunos da Universidade, o evento busca quebrar um pouco do estigma de que a Matemática é difícil, complexa e que reprova. Foi o que afirmou uma das coordenadoras do evento, a professora Maria Deusa Ferreira: “essa seria a nossa parcela de contribuição para a escola. Trazer os professores, os alunos e discutir um pouco a Matemática, por meio de atividades e metodologias diferentes, tentando sempre alavancar uma melhor relação dos alunos com o ensino da Matemática”.

Nesse sentido, a tarde de abertura do evento contou com um bate-papo com a professora de Matemática e doutoranda da Universidade Estadual de São Paulo, campus de Rio Claro, Hanna Dora Garcia Lacerda, que em sua fala relacionou a Matemática com a Arte. Lacerda também é atriz e por meio do Teatro tenta fazer com que o conteúdo da Matemática seja recebido de forma mais positiva pelos seus alunos. “Na minha pesquisa de Mestrado, eu busquei trabalhar o Teatro com os alunos e eles fizeram uma peça falando sobre Matemática e sobre as equações. Agora, no Doutorado, eu estou entrando na parte dos vídeos digitais, das performances artísticas, sempre na perspectiva de levar a Matemática para além da sala de aula, ensinando de uma forma mais lúdica e divertida”, afirmou Lacerda.

A aluna do 1º ano do Colégio Polivalente, Débora Freitas, sempre se identificou com a área de Exatas e enxerga o evento como uma chance dos estudantes começarem a mudar a sua visão negativa sobre a Matemática. “Muita gente fala da Matemática como algo muito complexo. Pelo que estou vendo, as atividades aqui serão dinâmicas e eu entendo que a dinâmica ajuda muito a compreender mais sobre o assunto e vai ajudar muita gente a mudar de ideia”, declarou Freitas.

Matemática é a disciplina favorita de Gisele Santos, que também é aluna do 1º ano do Ensino Médio no Colégio Polivalente. Para ela, a importância do evento está no fato de que se fala pouco sobre a Matemática, no sentido de como conseguir absorvê-la melhor. “Quase não se fala e quando se fala é como um bicho de sete cabeças. Mas não é, na verdade, é uma matéria muito legal e interessante”, defendeu a estudante.

A programação do evento segue com as tendas do conhecimento, rodas de conversas com professores das escolas convidadas e minicursos e oficinas para os alunos e, na quinta-feira, 26, contará com um show musical de encerramento das atividades.