assessoria de
  comunicação

25/10/2017
 Copeve divulga filmes que serão cobrados no Vestibular 2018
por Afonso Ribas


A Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) divulgou os filmes que serão cobrados como parte do conteúdo do Vestibular Uesb 2018. Todo ano, três obras cinematográficas são selecionadas pelo projeto “Cinema: Eis a Questão” com o intuito de estimular o pensamento crítico dos estudantes através do Cinema. As questões referentes aos filmes selecionados, descritos a seguir, poderão estar presentes nas provas de qualquer área do conhecimento.

“Dheepan – O Refúgio”

O filme tem direção de Jacques Audiard e foi lançado em 2015, na França. A obra conta a história de Dheepan, Yalini e a pequena Illayaal, que em um esforço para fugir da guerra no Sri Lanka, assumem identidades falsas. Os três não se conhecem e precisam conviver como se fossem uma família de verdade quando enfim chegam à França. Dheepan, sem saber falar francês, consegue emprego como zelador em um condomínio de classe baixa, Yalini passa a trabalhar como empregada doméstica e Illayaal vai para a escola.

“Terra em Transe”

Na obra, do cineasta conquistense Glauber Rocha, o jornalista e poeta Paulo Martins oscila entre diversas forças políticas que lutam pelo poder no fictício país de Eldorado: D. Porfírio Diaz, um líder e político de tradição, D. Felipe Vieira, governador da Província de Alecrim, e D. Julio Fuentes, poderoso empresário dono de um império de comunicação. O país se torna palco de uma convulsão interna desencadeada pela luta em busca do poder, enquanto Paulo segue sem conseguir solucionar as incoerências de Eldorado e as suas próprias contradições. O filme foi lançado em 1967, no Brasil.

“Jonas e o Circo Sem Lona”

Mais uma obra brasileira no Vestibular Uesb 2018. Dirigido pela cineasta Paula Gomes e lançado em 2015, o documentário traz a história de Jonas, um menino de 13 anos, filho e neto de artistas de circo, cujo sonho é manter vivo o circo que ele mesmo criou no quintal de casa e que é frequentado pelos moradores do bairro pobre onde vive, na Bahia. Jonas pretende abandonar a escola para se juntar ao tio e viver num circo itinerante, mas a mãe prefere que ele permaneça na escola. Enquanto luta pelo seu sonho, Jonas vai atravessar a grande aventura de crescer.

Aproveite que você já sabe quais são os títulos selecionados para assisti-los e refletir sobre eles. Para mais informações ou em caso de dúvidas, ligue para a Copeve por meio dos telefones (77) 3424-8757, em Vitória da Conquista; (77) 3261-8604, em Itapetinga; e (73) 3528-9695, em Jequié; ou ainda pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br.



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão