25/10/2017
 Têm início os Seminários do Gepráxis
por Thanize Borges

Começaram na noite desta terça-feira, 24, e vai até a próxima sexta-feira, 27, o 6º Seminário Nacional e 2º Seminário Internacional sobre Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional (Gepráxis). O Seminário é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), e, em quatro dias, criará redes de conhecimento em nível local, nacional e internacional, possibilitando a abertura para a recepção de alunos e professores de outras regiões do Brasil e de países estrangeiros, fortalecendo os grupos de pesquisas.

“O objetivo é articular um grande evento com pesquisadores do Brasil e do exterior com foco para as nossas pesquisas desenvolvidas na Uesb. Temos convidados de sete países diferentes: Colômbia, Argentina, Venezuela, Portugal, México, Cabo Verde e Espanha, e do Brasil, pessoas de diversas regiões. O propósito é justamente o de possibilitar que nossos estudantes conheçam pesquisas desenvolvidas em outros âmbitos e países, e também apresentar as nossas”, afirmou o professor Claudio Pinto Nunes, coordenador do PPGEd e do evento.

A cerimônia de abertura do Seminário aconteceu no Teatro Glauber Rocha, campus de Vitória da Conquista, e contou com a conferência “Educação na Contemporaneidade”, ministrada pelo professor Joaquim Luís Medeiros Alcoforado, da Universidade de Coimbra, Portugal.

“Fiquei extremamente honrado com o convite para fazer a conferência de abertura. Minha palestra busca, de forma conjunta, compreender o que está passando nos dias de hoje com as comunidades, as pessoas e as sociedades. Naturalmente, mudança é um tema recorrente em toda a história da humanidade, mas neste momento precisamos pensar seriamente na mudança que queremos imprimir e até que ponto a educação pode contribuir”, destacou o palestrante.

A pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Maria Madalena dos Anjos, que compôs a mesa de abertura no evento, destacou a importância do mesmo para a comunidade acadêmica. “O Seminário é extremamente importante porque reúne pesquisadores do Brasil e de outros países. Ele busca fortalecer os grupos de pesquisa, as redes de conhecimento local, nacional e internacional, aprofundar o debate das políticas públicas para a educação e fomentar os grupos de educação. Temos recebido pessoas de outros estados, e isso projeta a Uesb no cenário nacional e internacional. Estamos aqui para apoiar e incentivar esse tipo de atividade na nossa Universidade”, disse.

Já para a mestranda do PPGEd e participante do Seminário, Virgínia Luz Fontes, o Gepráxis é também uma excelente forma de ter contato com teóricos e pesquisadores que os alunos trabalhando durante suas pesquisas. “É de extrema importância para nós, tanto do mestrado, como para a comunidade acadêmica, e para Vitória da Conquista, ter um evento desse porte sendo realizado aqui. As discussões nos ajudam até nas nossas produções. Muitos dos teóricos que vieram, estamos utilizando até nas nossas pesquisas, e ter esse contato de perto com eles é grandioso”, ressaltou a mestranda.

O Seminário tem previsão de 700 participantes, com 267 trabalhos aprovados para apresentações e 32 livros para serem lançados, além da realização do 1º encontro dos estudantes egressos do PPGEd. O encerramento do Gepráxis acontecerá na sexta-feira, 27. Clique aqui para conferir toda a programação do evento.