26/10/2017
 2º Workshop de Marketing Crítico acontece na UESB
por Thanize Borges

Discutir os conceitos inovadores do marketing numa perspectiva crítica, estabelecer um diálogo com a academia, o mercado de trabalho e a sociedade, e compartilhar as pesquisas acadêmicas com os diversos segmentos são os objetivos do 2º Workshop de Marketing Crítico realizado no campus de Vitória da Conquista, que iniciou na noite dessa quarta-feira, 25, no Auditório do Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP). O evento este ano trouxe o tema “Para onde caminha o Marcado?”.

Realizado pelo Colegiado do Curso de Administração, por meio do Observatório de Marketing e da disciplina Administração Mercadológica, o evento é coordenado pelo professor Elinaldo Leal, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), que destaca que entre as propostas do Workshop está o de criar um espaço de aprendizagem, reflexão, discussão e debates sobre o desenvolvimento teórico e prático do marketing. “Em função disso, estamos apresentando os trabalhos de alunos que foram feitos no decorrer de 2017. Também teremos a apresentação de seis planos de marketing que focam em pontos estratégicos da cidade, e alguns outros trabalhos de estudo de casos de organizações locais. É um momento de socialização dessas experiências, estudos e trabalhos, e também de debate e reflexão sobre o papel do marketing nesse contexto que vivemos, onde temos praticamente 1% da população detendo mais de 50% da riqueza do mundo. E isso gera um dano para a sociedade como um todo”, ressaltou o professor.

A pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, professora Madalena dos Anjos Neta, que fez parte da mesa de abertura do Workshop, ressaltou a atividade como parte de um projeto de extensão que visa discutir o marketing sob uma nova perspectiva. “O 2º Workshop de Marketing Crítico é um projeto de extensão do curso de Administração que vem discutir a disciplina de Administração Mercadológica sob uma outra perspectiva, a de mercado, mas trabalhar também o outro olhar nessa análise, a do ponto de vista do cidadão. É um evento bastante interessante para os alunos, professores e para os profissionais que já estão atuando no mercado”, ressaltou a pró-reitora.

Foi o que também destacou o estudante do 6º semestre do curso de Administração da Uesb, Matheus Pial. “Esse evento nos proporcionará discutir as bases do marketing que são impostas para nós no dia a dia, nas nossas matrizes curriculares, que é o marketing voltado para o mercado, para o lucro. Essa é uma grande oportunidade de termos outros olhos para ele, expandindo os conceitos que temos sobre o Marketing”, disse.

Outra participante do evento é Queli Cristina Cruz, aluna do curso de Jornalismo da Uesb e também do curso de Publicidade e Propaganda da FCT. Ela frisou que um dos quesitos importantes para sua participação no Workshop foi a proximidade entre o marketing e suas áreas de estudo. “Como fizemos a produção de um artigo relacionado ao tema de marketing, e a temática envolve muito da área da comunicação, achei interessante participar dos dois dias, como também das palestras”, destacou a estudante.

O Workshop encerra nesta quinta-feira, 26. Para saber mais informações, entre no site do evento clicando aqui.