27/10/2017
 Estação Zootécnica é cedida à Uesb
por Valcelene Amorim

O curso de graduação em Zootecnia foi o primeiro a ser implantado no campus de Itapetinga, na década de 1980. Desde então, o curso, por meio do desenvolvimento de pesquisa, extensão e capacitação de profissionais, tem contribuído para o crescimento do agronegócio e para o progresso da região sudoeste da Bahia e do país como um todo.

Com a implantação do Programa de Pós-graduação em Zootecnia (PPZ), mediante a inserção do Mestrado, em meados de 2003 e do Doutorado, em 2008, houve um aperfeiçoamento das atividades das áreas agrárias na Universidade. Nesse sentido, como uma continuidade das melhorias infraestruturais, foi realizada nessa quinta-feira, 26, a cerimônia de assinatura da cessão, por meio da União Federal, da Estação Zootécnica de Itajú do Colônia ao PPZ.

“A doação dessa fazenda é a infraestrutura que estava faltando para o curso. Diante de tanta adversidade que nós vivemos hoje com a pesquisa no país, com as dificuldades que a gente já conhece, vem coroar todo trabalho que foi desenvolvido no curso”, afirmou Fábio Andrade Teixeira, coordenador do PPZ. Ainda de acordo com Teixeira, a Estação Zootécnica é necessária para a evolução das pesquisas científicas. “Precisávamos realmente dessa estação experimental para desenvolver nossos próprios experimentos, treinar pessoal e ter nossa unidade demonstrativa para a disseminação de tecnologia na região”, pontuou.

Para oficializar a cessão, o superintende da União, Ricardo Saback, esteve presente na cerimônia. “Enquanto patrimônio da União, a gente está cedendo uma área que se destina ao benefício social”. Saback destacou a importância da parceria entre a Universidade e os produtores para o progresso regional. “A Uesb possui um grupo de excelência em pesquisa e para a região esse ambiente se torna importante, na medida em que ele se volta e reverbera para a vida real, para a vida do produtor. É a associação entre a academia, a pesquisa e a necessidade efetiva da região e do produtor”, disse.

O professor Fábio Felix, reitor em exercício, frisou a importância dessa aquisição, que irá beneficiar as pesquisas realizadas na Universidade e destacar ainda mais a Uesb no cenário nacional. “Sem dúvida alguma essa é uma das grandes conquistas do nosso programa de Zootecnia, uma conquista que nos coloca entre as poucas Universidades no Brasil que dispõe de uma estação experimental dessa natureza, onde além do programa de Zootecnia, outras áreas do conhecimento também poderão, de modo articulado, desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão”, afirmou Felix.