assessoria de
  comunicação

27/10/2017
 Projeto de extensão aborda tecnologias digitais na educação
por Thanize Borges


Os avanços tecnológicos têm ocasionado mudanças significativas no mundo, alterando a realidade social de forma integral. A área educacional não ficou à margem dessas transformação, sofrendo grandes alterações.

Para discutir essa nova conjuntura tecnológica e analisar de que forma os artefatos digitais podem contribuir nos processos de ensino e aprendizagem na educação básica e superior, surge Projeto de Extensão Práticas Pedagógicas na Cibercultura. A ação, vinculada ao Grupo de Pesquisa Linguagens, Tecnologias e Educação (Gplite) e ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (Ppgcel) da Uesb, tem buscado desenvolver atividades que viabilizem uma ampla discussão acerca das possibilidades pedagógicas na cibercultura, e, claro, suas implicações não só para o professor em formação inicial e continuada, como também para o pesquisador.

O Projeto, que surgiu em 2012 pela iniciativa da professora Claudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares, do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (Dell), atual coordenadora do Programa, e do professor Gidevaldo Novais dos Santos, do Departamento de Ciências e Tecnologias (DCET), ainda apresenta como objetivo formar professores e licenciados para o uso de tecnologias digitais em contextos educacionais.

Voltado para alunos de graduação, especialmente, vinculados à área de licenciatura, para discentes do curso de Comunicação e Ciência da Computação, além de professores da educação básica e superior, o Projeto promove, quinzenalmente, seminários de Formação, que contam com a participação de palestrantes vinculados ao Gplite. Entre as ações desenvolvidas também estão a promoção de cursos e minicursos, mensalmente, no Laboratório de Tecnologias Digitais. Entre os cursos já ministrados este ano, podemos destacar o de Práticas de Letramento no Moodle; Artefatos Digitais para Aquisição de Competências; Interfaces de Busca na Rede; e a Construção do projeto de pesquisa.

Para participar dos minicursos quinzenais promovidos pelo Projeto de Extensão, os interessados não precisam realizar inscrição. Quem desejar conhecer mais e ficar por dentro das próximas ações do Projeto poderá enviar e-mail gplite.uesb@gmail.com. 

 



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão