assessoria de
  comunicação

30/10/2017
 Alunos do UPT participam de Revisão para o Enem
por Thanize Borges


A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima, e para preparar ainda mais os estudantes que cursam o Universidade Para Todos (UPT), aconteceu neste sábado, 28, uma revisão direcionada para o Exame.

Este ano, a Revisão trouxe o tema “Radiação, os seus benefícios e malefícios”, e de forma interdisciplinar buscou trabalhar os assuntos em todas as disciplinas como uma ciência de contexto geral, maneira usada pelo Enem. “Esse é um evento transdisciplinar. Nele, foi escolhido um tema central, que no caso foi radiação. Considerando que em 17 de setembro desse ano se completou 30 anos do acidente radioativo que ocorreu em Goiânia, sendo uma data de um acontecimento histórico para o nosso país, resolvemos trabalhar o tema da radiação em todas as disciplinas, interdisciplinarizando o contexto, que é a forma trabalhada pelo Enem”, enfatizou a professora Simara Campos, especialista em Física do UPT e uma das coordenadoras da Revisão.

O aulão aconteceu durante todo o sábado, no Teatro Glauber Rocha, campus de Vitória da Conquista, e contou com a média de 260 participantes inscritos, locados nos 10 municípios sedes do UPT, abarcados por Vitória da Conquista. No período da manhã, foi trabalhado a área de Humanas e à tarde de Exatas.

Verônica Pinheiro Meira, professora de História no UPT, uma das ministrantes das aulas na Revisão, destacou o formato diferenciado desta edição. “Esse ano, viemos com um formato diferente, com os professores do próprio cursinho ministrando. Foi uma experiência muito boa, já por termos o contato do dia a dia com o aluno e por ser um projeto social”, disse.

De forma interativa, a programação da Revisão também contou com oficinas de vários temas da Literatura, Redação, História, Geografia, além de exposição científica. Variadas formas de fixar o conhecimento que os alunos já adquiriam durante o ano no cursinho. Foi o que também destacou Juliana dos Santos, secretária de coordenação do UPT em Vitória da Conquista. “Buscamos trazer para esses meninos uma luz do que é realmente uma prova de Enem, já que a maioria deles nunca teve a experiência de fazer o Exame, de saber como são elaboradas essas questões e o que elas requerem. A gente traz eles para um evento desses, não só para preparar a questão do conhecimento, mas também tirar o estresse da tensão da concorrência”.

“A revisão está maravilhosa e ajudará bastante. Eles escolheram o tema sobre radioatividade e esclareceu muita coisa. A revisão está ajudando a nos preparar tanto para a hora do Enem, quanto futuramente para o Vestibular da Uesb. Os professores são bem dinâmicos, fazem brincadeiras, interagem com a gente e o pessoal também é muito participativo, o que não deixa a aula cansativa. Foi muito importante eu vir hoje porque me deixou mais confiante”, disse a aluna do UPT de Vitória da Conquista e participante da Revisão, Enedina Jesus Cairo, sobre a relevância do evento para ela.



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão