31/10/2017
 Mostra de Animação foi realizada em Vitória da Conquista
por Juliana Silva

No último sábado, 28, o Museu Regional de Vitória da Conquista – Casa Henrique Prates recebeu uma Mostra de curtas-metragens em comemoração ao Dia Internacional da Animação. Vitória da Conquista foi uma das 200 cidades a receber o evento promovido pela Associação Brasileira de Cinema e Animação. No município, a atividade contou com o apoio da Uesb, por meio da Coordenação de Cultura.

A Mostra acontece anualmente no dia 28 de outubro, pois foi nesta data que, em 1892, estreava na França a primeira animação da história, intitulada “Pauvre Pierrot” (Pobre Pierrot). Neste ano, o evento também marca as comemorações dos 100 anos da animação brasileira. O primeiro filme nacional animado a ser exibido foi “O Kaiser”, de Álvaro Marins, cujo lançamento aconteceu em 1917.

Para Patrícia Moreira, graduada em Cinema e Audiovisual e mestranda em Memória: Linguagem e Sociedade, ambos pela Uesb, e uma das organizadoras da Mostra em Vitória da Conquista, o evento teve como objetivo destacar que a animação não é apenas para o público infantil.  “A animação é sempre muito relegada a uma arte menor, a um tipo de filme que não é filme, pois muitos acham que animação é apenas desenho animado. Então, eu acho que eventos como esse mostram a possibilidade do entendimento que animação é cinema sim, mas um cinema feito de uma forma diferente”, ressaltou Moreira.

A Mostra foi dividida em dois momentos. O primeiro foi direcionado ao público infantil. Já durante a segunda parte, aconteceu a exibição histórica e nacional, quando o público pôde conferir filmes de animação do início do século 20, bem como filmes animados que foram produzidos recentemente no Brasil. Ainda segundo Patrícia Moreira, fazer com que as pessoas tenham acesso à produção nacional é um dos destaques da Mostra. “Normalmente, assistimos as animações mais comerciais, como da Disney e da Pixar, que são animações lindíssimas, mas, muitas vezes, esquecemos do que está sendo produzido aqui em nosso país e que são coisas maravilhosas e que não deixam nada a desejar em relação à arte”, afirmou.

Conforme o coordenador do Colegiado do curso de Cinema e Audiovisual, Márcio Venâncio, a animação brasileira é bastante reconhecida como uma das melhores do mundo, tendo ganhando cada vez mais prêmios internacionais de grande importância para o mercado cinematográfico. Assim, trazer esse material para Vitória da Conquista, para que o público possa apreciar e ter acesso, é algo realmente muito significativo. “Nesse sentido, a Universidade contribui muito para o desenvolvimento sociocultural da região, pois possibilita que uma cidade do interior, como Vitória da Conquista, possa ter acesso a um conteúdo que, muitas vezes, só estaria disponível nos grandes centros”, comentou o professor Márcio Venâncio.