31/10/2017
 Solidariedade um dos fundamentos da Uesb
por Valcelene Amorim

O papel da Universidade vai além de formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho. É seu dever, também, contribuir com a transformação cultural e o bem-estar social do meio onde está inserida. Nesse sentindo, a Uesb, campus de Itapetinga, em parceria com a Polícia Militar da Bahia (PMBA), realizou na tarde dessa segunda-feira, 30, a doação dos alimentos não perecíveis e fraldas descartáveis, angariadas durante a realização da “Corrida Solidária do Servidor”, ao Lar de Idosos Laura Carvalho.

“A Corrida Solidária foi realizada com o objetivo dos servidores cuidarem deles mesmos e do próximo também, além de integralizar com a comunidade, que é algo muito importante, porque faz parte da extensão, do tripé que a Universidade sempre busca. E a Uesb, por meio das suas ações, quer ficar cada vez mais próxima da comunidade, porque a Universidade não influencia apenas no aspecto intelectual, mas também na mudança de vida e valores da comunidade itapetinguense”, afirmou Jolucia Santos de Jesus, da Coordenação de Recursos Humanos de Itapetinga (CRHIt).

Atualmente, o Lar Laura Carvalho, que atua no município desde 1956, abriga aproximadamente 60 internos oriundos do município e das cidades circunvizinhas. “O Lar Laura Carvalho é de grande importância para Itapetinga e outras cidades também, porque nós recebemos pessoas de Vitória da Conquista, Rio do Meio, Itambé, entre outros lugares”, afirmou Valdeci da Silva Oliveira, presidente do Lar de Idosos. Ainda segundo a presidente, “é muito significativo receber essas doações feitas pela Uesb, porque a gente tem um consumo de fraldas aqui muito grande, entre outras despesas”, explicou Oliveira.

A Assistente Social da Uesb, Lucimeire Passos, destacou a relevância das ações sociais desenvolvidas pela Universidade. “É muito importante a solidariedade, trazer doações para o abrigo que cuida dos nossos idosos, que já não possuem mais a capacidade de se cuidarem sozinhos e nem a família. Então, é importante que  a academia e os demais órgãos da sociedade possam realizar projetos como esse”, frisou Passos.

O subtenente, Ney Aldrin, presente durante a doação, também ressaltou a importância de parcerias entre os órgãos públicos para o desenvolvimento de projetos sociais em benefício da sociedade. “Tanto a Uesb como a Polícia Militar estão sempre de prontidão para desenvolver projetos como esse e ajudar pessoas. A Polícia Militar é parceira da Uesb e da sociedade como um todo”, salientou o subtenente.

Para saber mais sobre as atividades realizadas pelo Lar Laura Carvalho, entre em contato por meio do telefone (77) 3261-1527.