assessoria de
  comunicação

1/11/2017
 Conheça as obras literárias do Vestibular 2018
por Juliana Silva


O vestibular Uesb 2018 já tem data marcada. As provas acontecerão nos dias 25 e 26 de fevereiro do próximo ano. Para quem deseja ter um bom resultado no processo seletivo, é necessário se atentar às obras literárias que serão cobradas.

De acordo com o Edital 153/2017, para esse vestibular o conteúdo de quatro livros será avaliado na prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. São eles:

“O Escândalo do Petróleo” - Monteiro Lobato

Monteiro Lobato editou “O Escândalo do Petróleo” como relato de denúncia documentada das tramas e jogo de interesses externos em torno da questão. No livro, ele relata a aventura que protagonizou, quando reuniu capital de pequenos investidores e lutou por dez anos para encontrar petróleo no subsolo brasileiro.

“A audácia desta Mulher” - Ana Maria Machado

A produção de uma novela ambientada no Rio de Janeiro do século XIX é o pretexto para esta leitura de Dom Casmurro. Durante as pesquisas necessárias à novela, a protagonista encontra um diário de uma menina da época. O mistério sobre a identidade da menina e a dúvida sobre o seu destino permeiam toda a trama, em que a personagem principal se vê diante de temas como o amor, o poder patriarcal e a ética.

“A Legião Estrangeira” - Clarice Lispector

Coletânea de contos de Clarice Lispector, a obra foi lançada em 1964. Os contos abordam questões familiares, infantis e da solidão. Ao todo, o livro reúne 13 contos, entre eles “Viagem a Petrópolis”, “Os desastres de Sofia” e “A Mensagem”.

“Quincas Borba” - Machado de Assis

Escrito por Machado de Assis, o romance foi lançado em 1981. A obra conta a história de Rubião, um ingênuo rapaz que se torna discípulo e herdeiro do filósofo Quincas Borba. O personagem é enganado pelo amigo capitalista Cristiano e sua esposa Sofia, paixão de Rubião. A obra marca o uso do pessimismo e da ironia na escrita de Machado.



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão