6/11/2017
 Stands da UESB foram destaques na Fentec Bahia em Jequié
por Wellington Nery

Os stands da Uesb foram destaques na 1ª Feira de Negócios e Tecnologia do Sudeste da Bahia (Fentec Bahia), evento realizado entre os dias 25 e 29 de outubro, na Praça da Bandeira, Centro de Jequié. A Fentec Bahia atraiu maisde 20 mil pessoas quevisitaram os stands de 80 empresas de diversos setores, além de apreciarem shows, apresentações, oficinas, palestras e cursos de capacitação para empreendedores e colaboradores.

A Uesb foi parceira do evento e participou dos cinco dias da Feira com um stand institucional onde divulgou seus cursos de graduação, seus projetos e programas de extensão e as pesquisas realizadas na Universidade. Além do stand, a Uesb contou com um espaço onde foi montada uma plataforma de jogos e de apresentação de programas de computação, ampliando ainda mais a frequência dos visitantes, principalmente, do público jovem.

O publicitário Sérgio Costa, membro da comissão organizadora da Fentec Bahia destacou a importância da participação da Uesb no evento. “Quando tivemos a ideia de fazer uma feira de tecnologia, a primeira coisa que pensamos foi na participação das instituições de ensino que trabalham nessa área aqui na nossa cidade. E a Uesb fez um trabalho maravilhoso”, afirmou Costa.

A professora Claudia Lopes, do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCT), da Uesb, a montagem dos stands foi realizada pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Softwares (CPDS), que conta com a participação de alunos do Curso de Sistemas de Informação. A docente ficou feliz com o resultado obtido no evento. “Essa foi uma oportunidade ímpar, pois pudemos divulgar a nossa Universidade, todo potencial de investimento e de formação de pessoas nessa área de tecnologia”, ressaltou. Lopes destacou ainda as possibilidades fomentadas pela Feira. “Realmente, foi um evento fantástico, de oportunidades, discussão, projetos e de parceiras entre empresa, organizações, estado, prefeitura e universidade. Então, nós estamos tendo a oportunidade de todos juntos unidos lutar para que nós possamos, realmente, consolidar Jequié como polo de desenvolvimento e tecnologia”, acredita Lopes.

Para Celso Galvão, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, a participação da Uesb foi fundamental. “Na primeira edição, a Uesb já apoiou a Feira e colaborou para fincarmos a bandeira de protagonismo de Jequié enquanto polo de desenvolvimento de negócios e base tecnológica”, destacou Galvão.

O secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação Vivaldo Mendonça também apontou a Uesb como protagonista em sua área de atuação. “A Fentec Bahia surge como um grande evento no Sudeste da Bahia e Jequié, cumprido seu papel de liderar toda uma região e com muita inovação, percebe e apropria da participação da Uesb, principalmente, com o CPDS, demonstrando a capacidade dos cursos aqui instalados, a própria gestão do ambiente da integração da economia com diversos segmentos”, declarou Mendonça.

O professor do DCT Saulo Peixoto resumiu o que foi apresentado nos stands da Uesb na Fentec Bahia. “A Uesb esteve completamente envolvida com a Feira, a começar pela divulgação do próprio Curso de Sistemas de Informação. Apresentamos parte de hologramas, de computação gráfica, tivemos cinema e cinema em 3D de realidade aumentada e também o stand de jogos de grande sucesso na Feira. Para gente foi bem produtivo, bem bacana essa parceria”, concluiu Peixoto.