10/11/2017
 1º Congresso de TI acontece em Jequié
por Carlos Santos

Começou nessa quarta-feira, 8, o 1º Congresso Regional de Tecnologia da Informação (TI), na Uesb em Jequié, com palestras, oficinas e minicursos. Promovido pelo Colegiado do curso de Sistemas de Informação, o evento objetiva proporcionar aos discentes de graduação e profissionais, tanto da Uesb quantos de outras instituições de ensino da área de Tecnologia da Informação, atualização de saberes e conhecimentos sobre novas tecnologias, métodos e ferramentas utilizadas em projetos, desenvolvimento e gerenciamento de Sistemas de Informação.

A programação segue até esta sexta, 10, e se divide em Empreendedorismo, Robótica, Redes e Segurança. O Congresso iniciou com a apresentação do estudante de Engenharia Mecatrônica, Daniel Frota, que abordou “Como funciona o Movimento Empresa Júnior”. Em seguida, a analista de Sistemas Samara Santana, discorreu sobre “Redes Sociais, Inovação e Empreendedorismo na Era Digital”.

Segundo o coordenador do 1º Congresso, professor Marcelo Guimarães, a expectativa é abordar para o público, cerca de 120 participantes, os três eixos temáticos: empreendedorismo, Robótica e engenharia de softwares relacionados a redes de computadores e segurança da informação.

“Agradeço aos participantes e esperamos que aproveitem nossa programação, pois trouxemos renomados profissionais para repassar experiências e conhecimentos, tanto da academia quanto do mercado, para nossos futuros profissionais. Temos uma empresa júnior no curso, vamos saber mais sobre robótica, redes e engenharia de softwares”, lembrou Guimarães.

Ana Paula Santos da Silva, do sexto semestre de Sistemas de Informação, disse que este congresso proporciona ver o conhecimento teórico na prática da profissão. “Com essas palestras e minicursos, vamos ver como funciona a realidade do mercado de trabalho. Hoje, já percebemos como as empresas juniores funcionam e sobrevivem”, comparou.

“Inovar significa criar algo novo, mesmo que tal coisa já exista. A inovação tecnológica nos dá a possibilidade de criar algo novo e ser muito útil nas empresas”, destacou a analista de Sistemas Samara Santana.

A estudante do quinto semestre de Sistemas da Informação da Uesb, Daiane Meira, mostrou-se contente na abertura do Congresso.  “Minha expectativa aqui é agregar conhecimentos. Não vou trabalhar com empreendedorismo, mas espero ter oportunidades para que o mercado de trabalho conheça minhas habilidades e talento”, disse Meira.

Os tópicos das palestras, oficinas e minicursos são os mais variados, tais como Introdução ao Linux, Drones e suas tecnologias, Robótica, Open Source, Internet do Futuro, entre outros. Mais informações podem ser obtidas pelo site do evento.